Dois professores da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – foram vencedores do Prêmio Samuel Benchimol 2009, categoria Social, realizado pela primeira vez em Rondônia.
O Prêmio contou com mais de 20 trabalhos de Rondônia, entre os quais se destacou em primeiro lugar na categoria Social o projeto intitulado: Ecoturismo na reserva extrativista do Lago do Cuniã – ferramenta para melhoria da qualidade de vida da comunidade local, idealizado conjuntamente por Jun Alex Yamamoto e Cristiano Andrey Souza do Vale.
O projeto mostra a questão do eco turismo para o Lago Cuniã, abordada sob a ótica da sustentabilidade, trazendo a questão de geração de emprego e renda para aqueles moradores.
Jun Alex Yamamoto é professor do Curso de Turismo da FIMCA, consultor do SEBRAE na área de turismo, empresário do setor e Coordenador de Turismo da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Cristiano Andrey Souza do Vale é professor do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA e faz parte da coordenadoria Municipal de Turismo da prefeitura de Porto Velho.
Para o diretor geral da FIMCA, médico psiquiatra Dr. Aparício Carvalho “essa premiação reveste-se de grande importância por se tratar do maior prêmio da América Latina de desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. É importante lembrar que o professor Isaac Samuel Benchimol, que dá nome ao Prêmio, foi um empresário inovador que, como intelectual, propôs o desenvolvimento sustentável da Amazônia respeitando quatro parâmetros: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo. Ao felicitar os dois pesquisadores, quero parabenizar também os acadêmicos da FIMCA, por possuírem, no quadro docente da instituição, profissionais como Jun Alex Yamamoto e Cristiano Andrey Souza do Vale”, concluiu.
A entrega do prêmio ocorreu na noite desta sexta-feira (04/12), na sede da Associação de Magistrados de Rondônia (Ameron), em Porto Velho.
O Prêmio “Professor Samuel Benchimol” foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Confederação Nacional da Indústria e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O evento conta com o apoio dos ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Ciência e Tecnologia; Defesa; Desenvolvimento Social e Combate a Fome; Meio Ambiente; Integração Nacional; Minas e Energia; Turismo e Relações Exteriores.
Os 12 vencedores deixaram suas marcas na história com a elaboração de projetos que promovem o desenvolvimento sustentável da Amazônia nas áreas ambiental, econômica, tecnológica e social.
Conheça a relação dos agraciados com o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente – 2009
Categoria Ambiental:
1º Colocado
Candidato – Affonso Celso Gonçalves Junior
Instituição – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE-PR
Estado – PR
Título do Projeto – descontaminação e monitoramento de águas e solos na região amazônica utilizando materiais absorventes alternativos, visando remoção de metais pesados tóxicos e pesticidas.
2º Colocado
Candidato – Eduardo Freire Nakamura
Instituição – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI
Estado – Amazonas
Título do Projeto – ANURA – monitoramento de anuros baseado em redes de sensores sem fio para avaliação precoce de estresse ecológico em ambiente de floresta tropical.
3º Colocado
Candidatos – Idelfonso Generoso da Silva e Madalena de Abreu Melo Silva
Instituição – Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF
Estado – Rio Branco
Título do Projeto – Sistema de produção agroecológico integrado sem fogo para agricultores familiares na Amazônia.
.
Categoria Econômica/Tecnológica:
1º Colocado
Candidato – Renata Valeriano Tonon
Instituição – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Faculdade de Engenharia de Alimentos
Estado – São Paulo
Título do Projeto – Aplicação da tecnologia de membranas e da secagem por atomização para a obtenção de produtos funcionais com alto valor agregado a partir do açaí.
2º Colocado
Candidato – José Roberto Casarini
Instituição – Centro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Pólo Industrial de Manaus – CT-PIM
Estado – Amazonas
Título do Projeto – Incorporação da microeletrônica na qualificação de produtos da biodiversidade.
3º Colocado
Candidato s – João Tito Borges, Luiz Felipe de Araújo Bastos e Ozely de Souza Oliveira
Instituição – Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial
Estado – Amazonas
Título do Projeto – Desenvolvimento de equipamentos para manutenção e transporte de alevinos.
Categoria Social:
1º Colocado
Candidatos – Jun Alex Yamamoto e Cristiano Andrey Souza do Vale
Instituição – Prefeitura Municipal de Porto Velho – Coordenadoria Municipal de Turismo
Estado – Rondônia
Título do Projeto – Ecoturismo na reserva extrativista do Lago do Cuniã – ferramenta para melhoria da qualidade de vida da comunidade local.
2º Colocado
Candidatos – Marilene de Sá Ribeiro e Ruy Alexandre de Sá Ribeiro
Instituição – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA
Estado – Amazonas
Título do Projeto – Modelo de vila-escola sustentável.
3º Colocado
Candidato – Lucélida de Fátima Maria da Costa
Instituição – Universidade do Estado do Amazonas
Estado – Amazonas
Título do Projeto – Trançando possibilidades.
Categoria Empreendedorismo Consciente – Intermediário
1º Colocado
Candidato – Ana Lélia Beltrame
Instituição – Consulado do Brasil em Caiena
País – Guiana Francesa
Título do Projeto – Observatório para o empreendedorismo sustentável e integração bilateral espontânea entre o Brasil e Guiana Francesa – primeira fase – região transfronteiriça entre St. Georges de l’ Oyapoc e Oiapoque.
Categoria Empreendedorismo Consciente – Sênior
2º Colocado
Candidato – Ning Labbish Chao
Instituição – Universidade Federal do Amazonas
Estado – Amazonas
Título do Projeto – Eco- Amazon Piabas do Rio Negro, um empreendimento coletivo de estabelecer uma cadeia de comércio verde de peixes ornamentais do Amazonas.
Categoria Personalidades:
Candidato – Berta Becker
Instituição – Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado – Rio de Janeiro
Indicação – Ministério da Integração Nacional