?Turismólogo de Sucesso?. Com esse tema, acadêmicos do curso de Turismo Ambiental das Faculdades Integradas Aparício Carvalho realizaram um encontro, cujo objetivo foi agregar valor ao conhecimento adquirido em sala de aula, por meio da experiência de quem está tendo êxito no mercado de trabalho.
Promovido como requisito parcial de avaliação da disciplina Organização de Eventos, o evento reuniu no auditório da Fimca, representantes da direção da instituição de ensino, gestores públicos ligados ao turismo do município que apresentaram aos acadêmicos como está funcionando em Porto Velho a ?indústria sem chaminé?, como é conhecido o setor turístico.
O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Gadelha, fez um balanço das ações desenvolvidas pela sua pasta com o objetivo de fortalecer essa área. ?Nosso desafio é tornar o Turismo em política pública?, declarou ele, ressaltando que a Prefeitura Municipal já realizou a Conferência Municipal de Turismo e conta com o Conselho Municipal de Turismo.
A coordenação do encontro ficou a cargo das acadêmicas Ana Tavares, Helen Cristina, Hilda Azevedo e Tatiane Viamonte, todas da sétima turma do Curso de Turismo com ênfase em Meio Ambiente, cujo coordenador José Marques juntamente com os professores Ana Cláudia Silva e Anderson Machado apoiaram a iniciativa. Jun Yamoto, coordenador Municipal de Turismo e professor da disciplina Planejamento e Gestão também integrou a mesa de honra do encontro, que teve como um dos principais convidados, Saulo Giordane, um turismólogo de sucesso.
Idealizador da empresa Amazônia Adventure , o empreendedor é responsável por importantes eventos em Porto Velho, entre os quais, o Enduro a pé. ?Para abrir o meu próprio negócio, eu fiz uma viagem de bicicleta, barco, ônibus e avião por estados da Região Norte para conhecer alguns pontos turísticos da Amazônia?, declarou Saulo.
Devido ao sucesso na iniciativa privada, ele foi convidado pela superintendente estadual de Turismo, Cláudia Carvalho, para assumir o cargo de executor de projetos da Setur, onde está atuando. ?Nosso estado tem muitas potencialidades turísticas e precisa de mão ? de – obra qualificada?, declarou Saulo para a platéia formada por futuros turismólogo.
Essa necessidade de qualificar profissionais para atender a demanda do Estado foi à tônica do discurso do diretor ? geral da Fimca, Aparício Carvalho. ?Nossa meta é formar nossos acadêmicos com uma visão empreendedora?, resumiu ele, ressaltando que o evento foi uma importante oportunidade dos alunos acompanharem o que está sendo realizado em Rondônia para absorver o profissionalismo de quem está prestes a atuar na área com uma formação acadêmica
Fonte: Assessoria de Imprensa