Realizada nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, a I Jornada de Medicina de Família e comunidade trouxe para Rondônia, representantes da Sociedade Brasileira de Medicina de família e comunidade (SBMFC) como a diretora de saúde suplementar da Sociedade Brasileira de Medicina de família de e comunidade de São Paulo (SBMFC/SP), irmã Monique Bourget.
Para irmão Monique ?a Jornada é um marco histórico para esta região. Um momento oportuno para motivar e estimular as pessoas que estão tentando sensibilizar as faculdades, municípios, secretarias da importância da especialidade dentro da estratégia que, o próprio Ministério da Saúde está desenvolvendo que é o programa Saúde da família?.
De acordo com Bourget o projeto de estratégia de saúde de família tem dado resultado. ?Pesquisas demonstram que a cada 10% de cobertura de saúde da família a mortalidade infantil baixa 4,1%. Então é um incentivo para os municípios trabalharem dando prioridade de atendimento a hipertensos e diabéticos, gestantes. O médico de família é um especialista que consegue agregar todas estas atribuições com o objetivo de dar uma atenção humanizada e personalizada?.
Monique aproveitou para parabenizar a todos envolvidos na realização do encontro, o esforço dos realizadores e ainda o apoio da FIMCA que está sediando o evento, inclusive a UNIR, que não mediram esforços para que a jornada fosse realizada.
A irmã finalizou dizendo que ?a participação dos alunos é valiosa, pois eles representam o futuro da especialidade que é a chance que o Brasil tem para reverter o atual quadro da saúde. Oportunidade de desenvolver uma atenção primária forte, composta pela estratégia de saúde da família. Somente assim o Brasil poderá investir mais e dar um melhor futuro a nação, um futuro diferente do que ela tem hoje?.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA