A professora Marília Teixeira Berno (foto), coordenadora dos Cursos de Nutrição e Tecnólogo Superior em Gastronomia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA é a representante da Instituição no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional instituído em março deste ano por decreto do governador Ivo Cassol.
Marília Berno foi empossada na manhã desta quinta ? feira, 04, durante solenidade no plenário da Assembléia Legislativa, onde aconteceu a posse dos demais conselheiros do colegiado, cuja diretoria será eleita até o final do ano. São 24 membros, sendo 60% da sociedade civil e 40% de instituições governamentais.
Na opinião da docente é muito importante a instalação do Conseas em Rondônia. “A população rondoniense acaba de ganhar um importante beneficio no que tange a alimentação saudável”, declarou ela, sobre a atuação do conselho que funcionará na Casa dos Conselhos localizado na avenida Guanabara.
Tânia Pires, secretária de Assistência Social do Estado, pasta responsável pela política da Segurança Alimentar em Rondônia, informou que além de coordenar todo o processo de criação do novo Conselho, a Seas contará com uma diretoria de Segurança Alimentar para fortalecer ações ligadas a esse tema.
“De nada vai adiantar investirmos em outras políticas como educação e saúde se não priorizarmos a alimentação de qualidade e adequada que é um direito de todos”, declarou Tânia Pires. “A fome é uma questão internacional e queremos fortalecer ações para que Rondônia não precise se tornar um modelo em alimentação saudável como já é uma referencia em desenvolvimento econômico”, declarou a titular da Seas, citando que o PIB do Estado dobrou nos últimos anos.
O secretário de Meio Ambiente do Estado Cleth Muniz de Brito, que na cerimônia representou o governador Ivo Cassol informou que vai mobilizar o primeiro escalão da administração estadual para participar das reuniões do Conseas. “É importante a presença do secretário porque pode tomar decisões”. Essa preocupação em ampliar atuação do Conselho foi externada também pelo deputado Professor Dantas, representante da Assembléia no evento. O parlamentar declarou que mobilizará os seus pares para apoiar o Conselho.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA