Emoção e homenagens pontuaram a cerimônia de Passagem da Lâmpada realizada na noite de quinta-feira (20 de novembro) por acadêmicos do 8º e 1º períodos do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA.
A cerimônia, que aconteceu no auditório da Instituição e teve como mestre de cerimônias, a professora Aline Vilela, contou com a presença da vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia Carvalho, da coordenadora acadêmica, professora Eliete Mendonça, da coordenadora de Enfermagem, professora Mônica Freiberger assim como todos os professores do Curso.
Iniciando os trabalhos da noite, professora Aline pediu que os presentes cantassem, de pé, o Hino da Enfermagem. Em seguida a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Mônica Freiberger fez a abertura do evento.
Logo depois foi chamada a vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia Carvalho que agradeceu a presença de todos, parabenizou a coordenação pela realização da Cerimônia. “Hoje é mais uma noite de festa na FIMCA, pois nos sentimos orgulhosos em participar com vocês, desta linda cerimônia, que com certeza ficará guardada na lembrança e no coração de todos, inclusive da direção da Faculdade”.
Maria Silvia ressaltou que a luz simbolizada pela Lâmpada, iluminará o conhecimento adquirido na FIMCA. “Parabenizamos a todos por escolheram esta profissão tão nobre que exige dedicação. É maravilhoso que os novos acadêmicos tenham a oportunidade de presenciar esta cerimônia e desta forma entender a dimensão do que é atuar como enfermeiro ou enfermeira. Mais uma vez parabéns a todos por este momento especial”.
A acadêmica Aurelina Lúcia falou sobre a cerimônia de passagem da Lâmpada que é o símbolo máximo da Enfermagem e que acontece em homenagem a Florence Nigthtingale, conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois de lanterna na mão percorria as enfermarias, atendendo soldados feridos e doentes, vitimas da Guerra da Criméia, travada entre a Inglaterra, França e Turquia contra a Rússia, em 1854. “Depois da guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem que serviria de modelo para as escolas fundadas posteriormente. Florence deixou um legado que estabeleceu o caminho para a Enfermagem moderna”.
Continuando a cerimônia, a acadêmica Camila Monique contou um pouco da história do Curso de Enfermagem da FIMCA e da primeira turma do Curso. Enquanto, slides com fotos das atividades realizadas pelos acadêmicos eram exibidos. A acadêmica Alessandra Cabral cantou em homenagem aos presentes. Em seguida os acadêmicos agradeceram e homenagearam a vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia, a coordenação do Curso, aos professores, aos familiares e amigos.
Finalizadas as homenagens, professora Aline pediu que todos ficassem de pé para iniciar a cerimônia de passagem da Lâmpada. Primeiro, os acadêmicos do 8º período acenderam as respectivas velas. Depois foi a vez dos acadêmicos do primeiro período a realizar o mesmo procedimento, que teve à frente a professora Marcela Milrea que segurava a Lâmpada.
De acordo professora Mônica Freiberger, a cerimônia de passagem da Lâmpada é um rito de passagem envolvendo os acadêmicos do último ano do Curso, que estão deixando o campo do estágio, e os acadêmicos do primeiro ano, que iniciam suas práticas. “A cerimônia tem o objetivo de dar continuidade à história da Enfermagem, mas que tenhamos uma Enfermagem ética, solidária e unida, seguindo os passos e ideais de Florence Nigthtingale, precursora da Enfermagem moderna, como foi dito aqui”.
Mônica explica ainda que “durante a cerimônia, os acadêmicos oferecem a luz que recorda a primeira enfermeira e o atendimento dado aos soldados na guerra, e lembra o carinho, a atenção e o cuidado que este profissional deve ter ao tratar seus pacientes” finalizou. Para encerrar a noite, a direção da FIMCA oferecerá um coquetel.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA