Na noite da última segunda-feira (20 de outubro) vinte e cinco acadêmicos do primeiro período do Curso de Gastronomia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA participaram de aula prática realizada nas dependências do Supermercado Gonçalves, da avenida Raimundo Cantuária.
A aula que teve duração de duas horas foi ministrada pelos professores César Almada e Simone Silva, da disciplina “Habilidades básicas de cozinha”, e a professora Maria Modesto, ministrante das disciplinas “Identificação dos alimentos e Higiene e manipulação dos alimentos”.
A aula começou pelo açougue do supermercado onde os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os cortes das carnes, o posicionamento do filé mignon, o acondicionamento em câmaras frigoríficas, recebimento das carnes e como a carne é colocada no balcão para a venda.
Professor César destacou que “os acadêmicos estavam devidamente uniformizados e demonstraram muito entusiasmo e interesse durante a aula. Fomos recebidos pelos gerentes que apresentaram a estrutura do supermercado. Foram mostrados diferentes tipos de carnes, inclusive cortes clássicos da cozinha francesa do filé mignon”.
“Esta aula prática foi idealizada objetivando agregar mais conhecimento e informações para nossos acadêmicos, pedir um esforço por parte dos supermercados que tragam ingredientes novos e diferentes, valorizem ingredientes regionais, mostrar que a FIMCA está formando profissionais qualificados para o mercado gastronômico de Rondônia e fazer com que a comunidade conheça o Curso.”
A professora Marilia Berno – coordenadora do Curso, diz que: “este tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento tanto das atividades acadêmicas como do mercado de alimentos local, pois estimula os empresários a diversificarem seus produtos e os alunos a conhecerem melhor o potencial do mercado de Rondônia”.
Marília afirma ainda que ? “É importante para que a comunidade possa visualizar as atividades dos acadêmicos comprovando o comprometimento da Instituição de Ensino com a qualidade do profissional que coloca no mercado, pois nossos formandos estarão aptos a atuar em qualquer mercado, o nacional ou internacional”.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA