Foi realizada na noite de quinta-feira a solenidade de abertura do II Congresso Rondoniense de Medicina Veterinária no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA. O evento teve como mestre de cerimônias o coordenador do Curso de Administração da FIMCA, professor Ademar Scheidt.
Compondo a mesa de honra, o diretor da Instituição, Aparício Carvalho que em seu discurso deu as boas vindas aos convidados e ao público. Aparício falou sobre a importância do Congresso e da participação dos acadêmicos da FIMCA em mais um evento que oportuniza a sua interação com profissionais não apenas de Medicina Veterinária, mas de Zootecnia e Agronomia e ainda a troca de conhecimento para enriquecer ainda mais a formação profissional.
Presentes na solenidade o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia, Luis Carlos Barros Brandão que na ocasião falou sobre as mudanças significativas que o CRMV/RO tem realizado nos últimos dois anos, entre estas ações, a luta pela valorização do profissional médico veterinário.
Participaram ainda o membro do Conselho Federal de Medicina Veterinária e professor da FIMCA, Adeilton Ricardo, a presidente da Associação Nacional de Clínica de Pequenos Animais (ANCLIVEPA/RO), Karina Ponce, o diretor técnico da Superintendência Federal de Agricultura de Rondônia (SFA/MAPA), o coordenador do Curso de Medicina Veterinária da FIMCA, professor Franck Murani e o coordenador do Curso de Zootecnia da Uniron, Idelfonso Leandro Bezerra.
As atividades do Congresso foram iniciadas na manhã de quinta-feira (25) com a participação de profissionais e acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. A primeira palestra do dia, que lotou o auditório da FIMCA, teve início às 10h00 foi ministrada pelo médico veterinário, Fernando José Soares Pinto, do Ministério da Agricultura (MAPA) que abordou o tema “Importância da Pecuária no Estado de Rondônia”. Em seguida foi a vez do médico veterinário, Fábio Roberto Botelho (PLANTEL) que falou sobre a cadeia produtiva da carne.
Paralelamente a esta programação o Congresso disponibilizou o Curso de Aqüicultura (dias 25, 26 e 27), ministrado por Ricardo Castelo Branco Abinati, da Universidade Federal da Bahia. Durante o curso serão abordados temas como a importância da Aqüicultura para o Médico Veterinário; Piscicultura continental e marinha; O sistema de cultivo e manejo na Aqüicultura entre outros.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia, Luis Carlos Barros Brandão explica que ?setembro é o mês da Medicina Veterinária e para comemorar realizamos inúmeras atividades como o pit-stop nas principais avenidas e ruas da cidade no dia 9 de setembro, dia do Médico Veterinário e neste período de 25 a 27 realizamos o II Congresso Rondoniense de Medicina Veterinária em parceria com a FIMCA que sediou o evento?.
Para este evento, além de vários palestrantes que vieram de outros Estados foram oferecidos um curso paralelo de Aqüicultura, assim como um mini-curso na área de pequenos animais ministrado pela professora Giovanna Mazotti, da Faculdade de Brasília. Além dos cursos, o Congresso contou com a participação de palestrantes que abordaram temas como sanidade animal, comportamento animal, bem estar e saúde animal, epidemiologia entre outros assuntos importantes.
O Congresso conta com a participação de mais de trezentos inscritos entre acadêmicos da FIMCA e demais faculdades que disponibilizam os Cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.
De acordo com o coordenador do Curso, professor Franck Murani “O objetivo do evento é capacitar e ao mesmo tempo proporcionar troca de conhecimentos na área da Medicina Veterinária e Zootecnia e também inserir estas profissões no contesto de desenvolvimento científico e tecnológico de Rondônia”.
Para o encerramento do Congresso, a direção da FIMCA e o Conselho Regional de Medicina Veterinária promovem a FESTVET cuja entrada é um quilo de alimento não perecível. A festa acontece sábado (27) a partir das 22h00 no Campus da FIMCA e conta com a animação do grupo Meninos da Viola.
O II Congresso Rondoniense de Medicina Veterinária é uma realização das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, coordenação do Curso de Medicina Veterinária, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/RO), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Rondônia (ANCLIVEPA/RO).
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA