Desde o começo do primeiro semestre de 2008, a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA tem realizado inúmeras melhorias no Campus como a expansão do auditório, o novo prédio em estilo Neoclássico em fase de acabamento com mais de cinqüenta salas de aula, nova biblioteca, mais ampla e confortável e que está em pleno funcionamento, mudanças na fachada da Instituição, e em breve a implantação de uma cozinha escola para os Cursos de Gastronomia e Nutrição.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Osvaldo Canizares, a Cozinha escola terá dois mil metros quadrados de área construída, dois pavimentos, um restaurante para duzentos lugares, três cozinhas-escola, sendo uma cozinha show em forma de auditório, panificação, jardim central, três câmaras frias, elevador, e sala de análise sensorial.
Sobre a cozinha escola, a coordenadora do Curso de Gastronomia da FIMCA, professora Marília Berno explica que o Curso é tecnólogo com duração de dois anos, e por isso eminentemente prático na forma como a Instituição o concebeu. ?O Gastrônomo trabalha no seu dia a dia com muitas questões da cozinha e não faria sentindo ficar teorizando durante os dois anos de Curso. Estas práticas acontecem na cozinha, onde o aluno aprenderá na prática a conhecer todas as cozinhas mundiais, temos nove disciplinas práticas de cozinha e mais outras disciplinas de panificação e confeitaria?.
Entre os ambientes que serão disponibilizados, Marília destaca uma cozinha fria que servirá a todos os ambientes. ?A cozinha fria é a parte de pré-preparo dos alimentos onde não se trabalha com calor. Teremos duas cozinhas quentes que são para o atendimento das demandas das disciplinas práticas. Teremos também um ambiente de panificação, áreas de recebimento, de armazenamento de gêneros alimentícios. Tudo sendo feito conforme a legislação sanitária?, afirma a professora.
Estas cozinhas atenderão á formação do aluno e sem estes ambientes, os nossos alunos não teriam a formação e o perfil que a FIMCA pretende enquanto profissional. O Nutricionista difere do Gastrônomo que vai a faculdade para aprender a cozinhar dentro das técnicas adequadas de cada cozinha internacional, o Nutricionista não vai aprender a cozinhar, mas no laboratório ou cozinha precisa compreender as alterações que os alimentos sofrem durante o seu preparo.
No mesmo prédio da Cozinha escola ficarão os laboratórios de Análise Sensorial e o de Tecnologia de Alimentos, que é mais direcionado para o Curso de Nutrição onde os alunos vão aprender as alterações ocorridas nos alimentos durante a industrialização e não a preparação doméstica.
Professora Marília diz ainda que ?no laboratório de Análise Sensorial o aluno usará os cinco sentidos, o tato, olfato, o paladar deste alimento, a crocância, a cor, é ali que o aluno usará todos os sentidos com o objetivo de fazer uma avaliação destes alimentos. O laboratório de Análise Sensorial poderá ser usado não apenas pelos Cursos de Gastronomia e Nutrição, mas pelos professores e acadêmicos de Farmácia também, pois tem a disciplina de Tecnologia de Alimentos?.
Também será disponibilizado um ambiente chamado de Aula show onde serão realizadas aulas demonstrativas. Toda esta estrutura montada pela FIMCA possibilitará a vinda de profissionais de renome da cozinha nacional e internacional para ministrar cursos ou palestras para os acadêmicos.
?Teremos ainda o restaurante-escola onde toda a comunidade acadêmica e a comunidade portovelhense, visitantes e turistas poderão freqüentar este restaurante que será dentro das instalações da Faculdade, mas aberto ao público. Neste restaurante escola nossos alunos vão trabalhar a criatividade culinária?, finalizou.
?É motivo de muito orgulho todas estas mudanças que vimos realizando no Campus?, ressalta o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho. ?Nosso intuito é oferecer o melhor para que nossos acadêmicos tenham a melhor formação possível, disponibilizando condições adequadas, infra-estrutura, ensino de qualidade através de um quadro de professores cuja filosofia é qualificar o aluno para que ao final do Curso possa ocupar seu espaço no mercado de trabalho com destaque, ética e competência?.
Aparício destaca também a construção da Cozinha escola como mais um marco na história da FIMCA. ?Em onze anos de existência a FIMCA tem crescido muito e temos certeza que crescerá ainda mais. A cada novo Curso que implantamos a Instituição se transforma e se expande. A Cozinha escola que estamos montando para Gastronomia e de Nutrição será um dos significativos diferenciais destes dois Cursos e com sua implantação a Faculdade poderá receber profissionais renomados da área para que os acadêmicos tenham este contato com pessoas que alcançaram sucesso seja na Gastronomia, seja na Nutrição?.
O Curso de Gastronomia da FIMCA objetiva a preparação do profissional para atuar em empreendimentos de prestação de serviços de alimentação, como restaurantes, catering de transportes em geral, complexos de lazer e recreação, fast-food, buffets, hospitais.
Já o Curso de Nutrição desenvolverá no acadêmico uma formação generalista integrada à realidade local através do desenvolvimento de suas capacidades e habilidades nos campos da atenção à saúde, da tomada de decisões, da comunicação, da liderança e da administração e gerenciamento apto a desenvolver todas as áreas de atuação.
Uma constante preocupação das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA é contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, a Instituição se empenha em oferecer novos Cursos superiores que realmente contribuam para o crescimento de Rondônia como Gastronomia, com duração de dois anos, e Nutrição, bacharelado com duração de oito semestres.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA