No próximo sábado (02) a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA juntamente com as coordenações de seus Cursos, professores e acadêmicos e instituições parceiras como Prefeitura de Porto Velho, Eurofarma, Dental Médica, Embrapa, Exército Brasileiro através do Hospital de Guarnição de Porto Velho, dá continuidade as atividades sociais do projeto de extensão ?FIMCA embarcando na saúde ribeirinha? disponibilizando atendimento a comunidade ribeirinha do Cujubim Grande.
Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos do Cujubim Grande disponibilizando atendimentos nas áreas de saúde (médico-odontológico e laboratorial), agropecuária (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia), bem como informações educativas e sociais, o projeto ao mesmo tempo irá contribuir para a formação de novos profissionais.
Uma das coordenadoras do projeto, professora Mônica Freiberger explica que a comunidade ribeirinha da região amazônica compreende um grupo social diversificado na qual estão incluídos índios, pescadores, seringueiros e o próprio ribeirinho. Mônica afirma ainda que ?o acesso à educação, assistência social e à saúde nestas comunidades depende exclusivamente de políticas públicas. Entretanto, a dificuldade de acesso, escassez de profissionais habilitados e carência de recursos financeiros limitam estas ações?.
?A missão das Faculdades FIMCA é formar profissionais habilitados em diversas áreas do conhecimento como ciências da saúde, agrárias e humanas, podendo, sem dúvida, contribuir para a melhoria dos serviços prestados às comunidades ribeirinhas?, ressalta a coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça.
O diretor da FIMCA afirma que as ações empreendidas pela Faculdade e seus parceiros promoverão uma mudança significativa na atual conjuntura das comunidades atendidas. ?Além de promover melhorias na saúde, estas ações contribuirão para o desenvolvimento das atividades agrícolas desempenhadas por esta população, por meio de difusão de tecnologias e práticas agropecuárias a serem aplicadas nos diferentes sistemas de cultivos encontrados?.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA