Aconteceu na manhã deste sábado, 28 de junho, no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA a cerimônia de abertura do I Simpósio rondoniense de Terapia Intensiva patrocinado pela FIMCA e realizado pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati).
Representando a direção da FIMCA, a coordenadora acadêmica da Faculdade, professora Eliete Mendonça que deu as boas vindas aos palestrantes e os participantes do evento em nome dos diretores Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho. Compondo a mesa, além da professora Eliete, o presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, Douglas Ferrari, o fisioterapeuta Rodrigo Tadine, a enfermeira Cintia Dutra e ainda o coordenador geral do Simpósio, professor Nestor Ângelo Dàndrea Mendes.
A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica da FIMCA (NAIA), professora Isabel Cristina e o coordenador do Curso de Medicina Veterinária, professor Franck Murani ali estavam para prestigiar o evento.
O presidente da Sobrati, Douglas Ferrari destacou a importância do Simpósio e os temas que seriam abordados durante as palestras. Falou também que teve a oportunidade de conhecer o Campus da FIMCA e o quanto ficou impressionado com a estrutura que a Faculdade disponibiliza para os acadêmicos. Agradeceu e parabenizou a direção pela visão empreendedora, pelo belíssimo campus, e destacou também a receptividade e a organização demonstradas pelas pessoas que colaboram com a Faculdade.
Antes de iniciar as atividades do evento, o mestre de cerimônia, Bino Alencar convidou a todos para cantarem o Hino Nacional e o Hino de Rondônia. Em seguida a mesa foi desfeita e o Douglas Ferrari iniciou sua palestra sobre o tema Insuficiência respiratória aguda.
A programação deste primeiro dia de Simpósio conta ainda com palestras que serão proferidas pelo fisioterapeuta Rafael Tardine e pela enfermeira Cintia Dutra, respectivamente sobre os temas Ventilação mecânica e Humanização em UTI. Encerrando a manhã será promovida uma mesa redonda com os palestrantes com a participação dos acadêmicos.
Segundo professor Ângelo Dàndrea o evento também conta com a participação palestrantes de Rondônia o diretor do CEPEM/RO, Mauro S. Tada que fará palestra sobre Epidemiologia e tratamento da Malária, do presidente da SOTIRO, Luiz Carlos Ufei Hassegawa que abordará o tema Malária grave e UTI. Participam ainda o especialista em Infectologia do CEMETRON, Marcelo Setton, do médico neurocirurgião do hospital João Paulo II, Bruno Lobo, do médico intensivista do hospital de Base, Daniel Ferreira Mugrabi e ainda o especialista em clínica médica e Medicina de urgência, professor Nestor Ângelo D’Ândrea Mendes, também docente da FIMCA.
Professor Ângelo explicou que “o Simpósio objetiva integrar profissionais habilitados na área de urgência e terapia intensiva; estimular ao uso de protocolos atualizados nas áreas afins, valorizar conhecimentos fundamentais aos acadêmicos de Medicina; incentivar pesquisas científicas e de outra natureza assim como colocar a FIMCA como um centro norteador de ensino avançado”.
O evento conta com o patrocínio das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e está sendo coordenado pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati), co-organizado pelo professor Nestor Ângelo Dàndrea com apoio da Associação Médica de Rondônia.
O Simpósio conta também com o apoio logístico de colaboradores da FIMCA assim como o cerimonial formado por acadêmicas do Curso de Turismo Ambiental da FIMCA.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA