Nos dias 30 e 31 de maio foi realizado nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, o primeiro Curso de Introdução da Legislação Ambiental promovido pelos departamentos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da FIMCA.
O Curso contou com a participação de acadêmicos dos Cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Ciências Biológicas da FIMCA e de outras instituições de ensino superior da capital e também profissionais destas áreas.
Durante os dois dias foram realizadas sete palestras com temas voltados para as questões ambientais e ministradas por palestrantes especialmente convidados pelos Departamentos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da FIMCA formado pelos professores, Franck Murani, coordenador de Medicina Veterinária (FIMCA), Belgrano Alves (Medicina Veterinária), Paulo Bonavigo, Jussara Miyail (ambos do Curso de Ciências Biológicas) e o colaborador Rafael Acorsi.
A abertura aconteceu na tarde do dia 30 (sexta-feira) e em seguida a primeira palestra foi ministrada sobre o tema Vigilância em saúde ambiental no município de Porto Velho, ministrada pelo diretor de Divisão de Saúde Ambiental (SEMUSA/Porto Velho), Fernando Mesquita. As 16h00 o mesmo palestrante falou sobre foi o tema Licenciamento e avaliação de impactos ambientais.
A programação que teve início as 19h00 contou com a presença de Antônio Ocampo que falou sobre o tema Políticas públicas em Meio Ambiente. Na seqüência do evento, o técnico do Núcleo de Avaliação do IBAMA/RO, Luiz Alberto Cantanheda abordou o tema Licenciamento e impactos ambientais.
Na manhã do dia 31(Sábado), a programação começou as 08h00 com uma palestra sobre Legislação Ambiental, com o professor Roberto Keidi Miyail e encerrando o evento, o professor da FIMCA, Paulo Bonavigo, ministrou palestra sobre Legislação da fauna silvestre.
O coordenador do Curso de Medicina Veterinária da FIMCA, professor Franck Murani explicou que o objetivo do curso foi atender as necessidades atuais dos Cursos de Ciências Agrárias e Biológicas da FIMCA, em relação ao meio ambiente de Rondônia.
Franck afirma ainda que para 2008, com o apoio da direção da FIMCA, os departamentos de Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas promoverão novos Cursos, entre eles: Curso de Uso de Zarabatana, para contenção de animais; Curso de captura e contenção de animais silvestres; Curso de manejo de animais selvagens; Curso à distância sobre ofídios e ainda o de Taxidermia de Mamíferos.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA