O mini-curso “Diagnóstico de Enteroparasitoses” que faz parte da programação da 1ª Semana Acadêmica promovida pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA está sendo ministrado pelos professores Paulo Sérgio Soares e Daniele Apoluceno, ambos docentes do Curso de Biomedicina da FIMCA. O mini-curso tem duração de oito horas, sendo quatro horas teóricas que foram realizadas nesta segunda-feira (05) e mais quatro horas de aulas práticas que serão realizadas amanhã (06 de maio) em laboratório no Campus da FIMCA.
Segundo o professor Paulo Sérgio o objetivo do mini-curso é focar as principais parasitoses que estão acometendo a população de Porto Velho. “Estamos focando outros pontos importantes como a falta de saneamento básico. Nosso intuito é também trazer para os acadêmicos novos conhecimentos para que estes alunos, quando profissionais possam realizar este diagnóstico e desta forma ajudar na melhoria da saúde da população”.
Professora Daniele Apoluceno falou que “estamos trabalhando uma parte teórica onde mostrar para os alunos todo o quadro de parasitas existentes em Rondônia e também vamos mostrar as técnicas para diagnosticar estes parasitas para em seguida fazermos estes relatos num laudo final”.
Daniele enfatizou que “os trabalhos estão sendo realizadas com a participação de três turmas compostas por trinta alunos cada, sendo uma pela manhã, outra a tarde e outra turma na parte da noite”. Paulo Sérgio ressalta que o mini-curso foi dividido em duas partes ? quatro horas de teoria e quatro horas de prática, justamente a parte de diagnóstico para identificar a morfologia dessas parasitoses no Exame de Parasitológico das Fezes (EPF).
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA