Solidariedade e responsabilidade social. Caminhos que vêm sendo traçados pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA. Desde o início da semana a Faculdade realiza, junto à comunidade, várias atividades que fazem parte do Dia de Combate a Hipertensão Arterial. Nesta sexta-feira, os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia proporcionaram uma manhã bem diferente aos idosos. Eles ofereceram atendimento, orientando os moradores do abrigo sobre a importância dos cuidados com a Hipertensão, que segundo o professor Marcelo Arouca, ?é uma doença silenciosa que atinge milhares de pessoas, que poderiam diagnosticá-la a tempo de tratar?.
Os alunos do curso de Farmácia realizaram exames de Glicemia, procedimento que mede a taxa de açúcar no sangue e ajuda a diagnosticar a diabetes, doença que faz a hipertensão tornar-se mais severa. Mesmo os idosos que já têm a doença, não ficaram livres de fazer o exame, que é simples, basta uma furada no dedo. Professor Marcelo explica a importância do procedimento. ?O paciente que já tem a diabetes precisa ser acompanhado, fazendo o exame com freqüência, para avaliar como está a taxa de açúcar no sangue?.
Como o sedentarismo é um dos fatores que contribuiu para a evolução da hipertensão, os acadêmicos do curso de Fisioterapia também estiveram presentes para ajudar os idosos. Eles explicaram os benefícios que as atividades físicas trazem para a saúde, e recomendaram, que mesmo em pequenas doses, os idosos não podem ficar sem. Uma série de alongamentos foi realizada para estimular os velhinhos, que se mostraram bastante satisfeita com a presença dos acadêmicos.
A aferição pressão arterial, procedimento importante no combate Hipertensão, de todos os idosos foi feita pelas acadêmicas do curso de Enfermagem. Coordenado pela professora, enfermeira Maria Ivaneide, o grupo também fez vários tipos de recomendações aos velhinhos, e ainda destacaram a importância de beber bastante água e manter uma alimentação saudável. ?Ao mesmo tempo em que estamos buscando mais qualidade na formação de nossos acadêmicos, cumprimos nosso dever com a responsabilidade social?, destacou o diretor da FIMCA, médico Aparício Carvalho.
Fonte: Assessoria FIMCA