Foi realizado no último sábado (29) levantamento inicial da população vinculada a Associação dos Moradores do Bairro Castanheiras por docentes e acadêmicos do Curso de Farmácia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Na oportunidade foi aplicado um levantamento sócio-econômico para o cadastramento de cinqüenta famílias.
A Associação, presidida por Lorisvaldo Gomes, conta com noventa famílias, sendo que o bairro inteiro conta com uma população de quatro mil famílias. Conforme a coordenadora do projeto ?Atenção à saúde e melhoria da qualidade de vida da população do bairro Castanheiras?, professora Elysângela Oliveira, ?a idéia da FIMCA é promover trabalho interdisciplinar com esta comunidade que fica nas adjacências da Instituição?.
?Primeiramente vamos atender a estas pessoas que estão cadastradas na Associação. Além do cadastramento foram feitos exames de Glicemia, exames de pressão arterial, e de tipagem sanguínea totalizando cento e vinte atendimentos durante toda manhã?.
Está previsto um novo evento para o dia 26 de abril que contará com a presença de outros Cursos da FIMCA como Enfermagem, Odontologia, Medicina. Existe também um trabalho que vai ser desenvolvido pela coordenação do Curso de Turismo Ambiental e acadêmicos do Curso voltado para a terceira idade, pois parte desta Associação é composta por pessoas idosas com quem já realizam atividades voltadas para o lazer, incluindo passeios e recreações. Então os acadêmicos de Turismo irão trabalhar a parte de Turismo Social com esta população.
De acordo com a professora Elysângela, ?a ação teve inicio através da Associação de Moradores do Bairro Castanheiras que procurou a FIMCA por acreditar que a Instituição tem experiência em realizar este tipo de ação, por saberem sobre outras ações promovidas pela Faculdade em outros lugares?.
?A idéia é aumentar o número de ações mensais, pois será um projeto de grandes dimensões envolvendo toda a Faculdade. A participação da FIMCA pode ser vista como uma retribuição a toda credibilidade que a população deposita na Faculdade que contribuirá para prestar assistência a saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas desta comunidade?, finalizou.
Participaram do evento os professores Marcelo Arouca, Elysângela Oliveira e a Deusilene Vieira, assim como acadêmicos do quinto período do Curso de Farmácia, da disciplina Atenção Farmacêutica.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA