Para a implantação do Curso de Ciências Contábeis, cujas inscrições para processo seletivo estarão abertas até 28 de março, a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho levou em consideração o cenário econômico, político e social de Rondônia. Dentro deste contexto, um Curso de Ciências Contábeis deve estar simultaneamente preocupado com a contemporaneidade dos fundamentos e técnicas contábeis, que se tornam cada vez mais universais, com a realidade regional, provável área geográfica de atuação dos profissionais que irá formar.
Curso de Ciências Contábeis da FIMCA objetiva desenvolver nos estudantes, domínio básico sobres os aspectos formais e críticos do conhecimento e uso da linguagem contábil, priorizando fundamentalmente metodologias abordagens de melhoria e inovação a qualificação do profissional contábil, a qualificação de empreendedor e as relações sociais nesse ambiente.
De acordo com o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho, – “Todos os esforços devem ser concentrados para que a razão de ser do Curso de Ciências Contábeis – sua Missão, seja cumprida. A percepção da qualidade pelo principal cliente do curso- (a sociedade, organizações privadas e públicas), deve ser a meta básica para todos os seus professores. Para isso, esforços devem ser empreendidos para promover contínua melhoria na potencialidade Stricto-Sensu dos professores”
“A proposta pedagógica a ser seguida no Curso de graduação
A coordenação do Curso explica ainda que a principal estratégia para o alcance destas intenções é o planejamento. Para operacionalizar a perspectiva inter e multidisciplinar os professores deverão trabalhar de forma integrada pelo sistema de “rede de disciplinas” que agrupem conteúdos afins ou que tenham uma relação teórico/prática mais direta através da integração às “redes de disciplinas” conteúdos, metodologias de ensino-aprendizagem e própria avaliação.
A coordenadora acadêmica da FIMCA, professora Eliete Mendonça ressalta a concepção do Curso de Ciências Contábeis está baseada na busca permanente de um padrão de excelência no ensino associando a eficiência e eficácia exigida pelo mercado, que deve se materializar na capacidade de compreensão e realização das metas e estratégias de uma organização; com os princípios éticos que devem reger a atuação do profissional a ser formado.
“A decorrência desta concepção geral é a de procurar formar um profissional/cidadão que contribua para a evolução das organizações que venha a criar, ou nas quais venha a trabalhar; bem como para a melhoria da qualidade de vida em nossa sociedade”, complementou.
Professora Eliete também afirmou que “a pesquisa e aplicação de metodologias de abordagens conceituais sobre o conhecimento teórico, prático, crítico e ético no ambiente contábil e afins, será estratégia utilizada para a consecução desses objetivos. Nesse quadro a contribuição ao desenvolvimento da qualidade profissional, do conhecimento em valores sociais e obviamente, do crescimento econômico se constituem nos benefícios esperados do Curso”.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA