logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Centro de Reabilitação da FIMCA disponibiliza atendimento Hidroterápico

11/03/2008 às 18h40min

A partir deste semestre o Centro de Reabilitação do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA dá início ao atendimento hidroterápico que tem como definição ? método de reabilitação física que utiliza os princípios físicos da água em conjunto com o calor da água como forma de tratamento.


O Professor André Luiz de Jesus responsável pelos atendimentos declarou que a utilização desta técnica pode beneficiar pacientes que apresentam patologias traumato-ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, entre outras, assim como pacientes que queiram apenas o relaxamento. ?Além disso, esta técnica é, muitas vezes, confundida com a hidroginástica, que por sua vez, pode ser realizada por profissionais de Educação Física?.


André Luiz afirmou ainda que ?a Hidroterapia tem os mesmos objetivos da terapia convencional, no entanto oferece maior liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em grandes amplitudes e diferentes direções ao mesmo tempo de forma segura, o que além de trabalhar o físico, também estimula o psicológico do paciente, melhorando a moral e sua autoconfiança?.


De acordo ainda com o professor a técnica oferece outros benefícios como à redução da sensibilidade à dor possibilitando a realização de exercícios que em terra seriam dolorosos; aumenta de seis a cinco vezes a resistência ao exercício em relação ao ar; reduz a ação da força gravidade beneficiando o início de descarga de peso; auxilia pacientes com peso excessivo e permite as gestantes realizarem exercícios aeróbicos com segurança; melhora a musculatura respiratória com a simples imersão; melhora a consciência corporal, equilíbrio e a estabilidade proximal do tronco; aumenta a circulação periférica: condições de pele pela pressão hidrostática e temperatura da água.


A Coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Neide Garcia Ribeiro explica que ?embora a Hidroterapia apresente uma série de benefícios, algumas pessoas são contra-indicadas a realizar o tratamento hidroterápico, como por exemplo: pacientes com cateteres e sondas; aqueles que apresentam micoses e infecções genitais e cutâneas, insuficiência cardíaca, hidrofobia (medo de água), feridas abertas e/ou não cicatrizadas, disfunções urinárias e intestinais, entre outros.


Neide ressaltou que ?os conhecimentos de Hidroterapia, inseridos no conjunto de conhecimentos fisioterapêuticos, permitem ao acadêmico ? futuro Fisioterapeuta ? a compreensão das possibilidades de utilização do meio aquático, seus benefícios e contra-indicações?.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas