Uma oficina pedagógica para alunos da 8ª série da Escola Maria de Nazaré, a IV Feira de Plantas medicinais e o 1º Simpósio de Políticas Educacionais foram três das inúmeras atividades desenvolvidas e realizadas por docentes e acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA durante o ano passado.
Oficina Pedagógica
Abordando o tema “A importância da água”, sete acadêmicos do sexto período do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA realizaram oficina pedagógica na Escola Maria de Nazaré. Os acadêmicos atuaram sob a orientação da professora Marxlene Vieira, coordenadora do projeto de pesquisa “Da água surgiu à vida, de um curso nasce uma civilização”.
O projeto foi desenvolvido com a participação de quarenta alunos da 8ª série que assistiram palestras ministradas pelos acadêmicos, a exposição de cartazes, material didático e exibição de filmes. No encerramento das atividades professores e acadêmicos estimularam os alunos da Escola Maria de Nazaré a se tornarem multiplicadores da importância de preservar a água e evitar desperdícios.
1º Simpósio de Políticas Educacionais
Destaque também para a realização do 1º Simpósio de Políticas Educacionais, coordenado pela professora Marxlene Bezerra como atividade da disciplina Estrutura e Funcionamento do Sistema Nacional Brasileiro. Contou também com a participação do coordenado do Curso, professor Alexandre Medeiros e a presença do diretor da FIMCA, Aparício Carvalho.
O evento aconteceu no auditório da própria Instituição, que possibilitou a troca de experiências e mais informações sobre o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho e contou com importantes palestras como a ministrada pela professora Lucibet Vicentim, chefe da Divisão de Ensino Fundamental, da SEMED que discorreu sobre as diretrizes que regem o sistema educacional na Capital.
IV Feira de Plantas Medicinais
Assim como nos anos anteriores, a tradicional feira de Plantas Medicinais que chegou a sua quarta edição com grande sucesso teve a frente à professora Celina Lugtenburg e contou com a participação ativa dos acadêmicos do 2º período de Ciências Biológicas.
A IV Feira de Plantas Medicinais destacou as funções medicinais das plantas da Amazônia e de outras regiões. Durante o evento os acadêmicos informaram e deram orientações sobre as propriedades das plantas medicinais e alertaram sobre o uso em excesso.
Na ocasião professora Celina salientou que “a FIMCA está formando biólogos e é fundamental que eles saibam o princípio ativo das plantas. Atividades como essa estimulam e enriquecem o aprendizado dos acadêmicos”.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA