A população de Rondônia comemora nesta sexta-feira, 04 de janeiro, o aniversário de vinte e seis anos de sua Emancipação marcando sua passagem de Território Federal para Estado de Rondônia. Destes 26 anos, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA há dez anos tem se dedicado a formar profissionais éticos e conseqüentemente contribuindo valorosamente com ensino de qualidade para o crescimento de Rondônia.
“FIMCA não poderia deixar de se manifestar tendo em vista a importância de seu papel educacional nestes dez anos de atividades e contribuindo na formação de pessoas que vieram para Rondônia e aqui ficando, residindo, trabalhando e buscando sua formação profissional”, ressalta o diretor da Instituição, Aparício Carvalho.
“Esta é uma data muito especial que aproveitamos para enfatizar o pioneirismo de todos os brasileiros que vieram para cá para fazer do antigo Território um grande Estado”, afirmou com entusiasmo Aparício Carvalho. “O pioneirismo dessas pessoas assim como as pessoas que aqui nasceram, são os responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento e sucesso de Rondônia”.
Aparício acrescenta que o momento é de festividade, de comemoração. “Parabenizamos a todos os rondonienses e rondonianos, o governo do Estado, incluindo todos os governos que por aqui passaram. Parabenizamos a população sempre disposta a trabalhar e que contribuiu para que Rondônia se transformasse no grande Estado que é atualmente”.
Criado sob a Lei 041, de 22 de dezembro de 1981, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente da República, João Baptista de Figueiredo, Rondônia teve como primeiro governador o coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira, nomeado em 29 de dezembro do mesmo ano. Sua posse ocorreu no dia 4 de janeiro de 1982, marcando assim a instalação do Estado, antes Território Federal de Rondônia.
De acordo com historiadores, na época de transformação em Estado Rondônia contava com 13 municípios, que são Porto Velho, Guajará-Mirim (os primeiros), Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste e Costa Marques.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA