Responsabilidade social, essa é uma das prioridades das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA. A Instituição encerra as atividades de 2007 com a sensação de dever cumprido. O número de atendimentos e procedimentos realizados pelos acadêmicos do curso de Odontologia aumentou este semestre. Mais de mil pessoas foram atendidas entre os meses de julho e novembro. Segundo o diretor da FIMCA, médico Aparício Carvalho, umas das principais preocupações da Instituição é garantir qualidade de vida a população. “Nossa preocupação não é apenas formar profissionais capacitados. Além dos princípios éticos, nos pautamos também a responsabilidade social. Aqui a prioridade de nossa prestação de serviço é a comunidade carente”.
Os futuros cirurgiões-dentistas da FIMCA realizaram neste semestre mais de 5.600 procedimentos. São mais de cem acadêmicos envolvidos na prestação de serviço, que é toda monitorada pelos professores. Eles contam com uma infra-estrutura de duas Clínicas, 47 gabinetes odontológicos, centro cirúrgico, salas de raio-x, laboratório completo de ortodontia, central de esterilização e a clínica de bebê que atende crianças de 0 a 2 anos. A comunidade aproveitou a prestação de serviço, foram cerca de 750 atendimentos por semana. A dona de casa Rosineide Rabelo trouxe os dois filhos depois de ter aprovado o tratamento. “Fiz duas restaurações e fiquei muito satisfeitas. Como o serviço é bom, não podia perder a oportunidade para os meus filhos também estavam precisando ir ao dentista.” Entre os procedimentos realizados na clínica estão extração, restauração, tratamento de canal, odontopediatria, prótese, além das especialidades em ortodontia e implantodontia.
Além dos procedimentos na própria Instituição os acadêmicos participaram de várias atividades na comunidade. Em outubro, nos portões abertos da Base Aérea, distribuíram kits de higiene bucal e orientaram as crianças que passaram pelo local. Ensinaram todos os passos de como os dentes devem ser escovados, o uso do fio dental, a limpeza da língua. “Eu pensava que só escovar os dentes já era suficiente. Agora descobrir a importância de passar o fio dental e limpar a língua”, conta Caio Ribeiro de 11 anos. O diretor da FIMCA reafirma que para 2008 a Instituição continuará se pautando pela responsabilidade social.
Fonte: Assessoria FIMCA