Há quatro anos o professor Wagner Marques, que faz parte do quadro docente do Curso de Turismo Ambiental da FIMCA, criou o Projeto Aluno Monitor, que tem ajudado crianças com problemas de relacionamento interpessoal e problemas na base familiar. O projeto, que atende alunos do Ensino Fundamental na faixa etária dos onze aos dezesseis anos, tem como parceiros a Polícia Civil, Conselho Estadual de Entorpecente e também a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O projeto Aluno Monitor, segundo Wagner – ?Já foi solicitado por seis estados e o tempo disponibilizado para cada escola tem aproximadamente dois meses tempo em que trabalhamos diariamente, inclusive aos sábados, quando os acadêmicos de Turismo da FIMCA entre outros parceiros nos dão apoio orientando os alunos com aulas de Educação Ambiental, Estatuto da Criança, Ética e Cidadania, Etiqueta, Esportes Radicais incluindo ainda dança, Hierarquia e Disciplina?.
?Trabalhamos com corpo docente formado por voluntários, incluindo profissionais das mais diversas áreas como delegados, enfermeiras, médicos, educadores?. Wagner diz ainda que – ?O projeto Aluno Monitor trabalha no sentido de resgatar valores, auto-estima, fortalecimento da base familiar. Faço o acompanhamento realizando visitas a estes alunos nos finais de semanas e feriados. Indo até a casa deles verifico com tristeza que alguns deles vivem numa situação de pobreza onde falta não apenas alimentação? relata professor Wagner.
Wagner explica que uma das atividades realizadas é o reforço acadêmico do Curso de Turismo Ambiental da FIMCA, que consiste na presença do voluntário prestando assistência no reforço escolar para aqueles estudantes que estão com dificuldade em matérias como matemática, física, geografia. ?Nesse caso os acadêmicos atuam como monitores junto aos alunos da escola objetivando fortalecer o aprendizado e para tanto ficamos dois meses em cada escola que adota o projeto, entre elas escolas Vicente Rondon, Antônio Ferreira e Padre Chiquinho, entre outras, onde cumprimos uma carga horária?.
Os alunos participam de várias visitas a Base Aérea, Corpo de Bombeiros, a direção geral da Policia Civil, que abre as portas do gabinete para que os alunos conheçam a instituição, conversar com o diretor geral. Os alunos também conhecem a delegacia da área onde residem para que haja maior aproximação e integração entre a comunidade escolar e os policiais.
No encerramento do Curso de Formação, os monitores recebem certificado e um distintivo de Aluno Monitor onde estão aptos em desempenhar sua função como multiplicadores para ajudar a escola que freqüentam.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA