Funcionários das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e Faculdade Metropolitana participaram nesta quarta-feira, 13, pela manhã e à tarde, no auditório da Instituição de palestra ministrada pelo professor do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves abordando a implantação do projeto ?Descanso Ativo?, coordenado pela professora Ednea de Oliveira.
Segundo o professor Luis Gonzaga, que defendeu sua dissertação de Mestrado com o tema ?Aptidão Física relacionada à saúde de policiais militares? pela Universidade de Brasília (UnB), o projeto ?Descanso Ativo? visa à melhoria de qualidade de vida dos colaboradores das duas Instituições através de informações sobre as atividades físicas no trabalho e a partir deste entendimento se beneficiar com prática sistemática de atividades físicas.
De acordo com o professor Gonzaga, acadêmicos do Curso de Educação Física se revezariam no atendimento nas seções onde os colaboradores estejam atuando em seu dia a dia. ?Queremos criar nestas pessoas o hábito da prática da atividade física como realmente deve ser para manter uma vida saudável, praticando estas atividades 3 ou 4 vezes por semana dependendo de seus objetivos, seja no Campus ou fora dele?.
Outro ponto importante que o professor destaca é que estas atividades devem ser realizadas sob a orientação de um profissional de Educação Física, isto após ser feita uma avaliação médica. ?As atividades que estamos programando para os funcionários englobam alongamentos específicos para cada seção, pois depende do que a pessoa estiver fazendo,qual a sua função. Nossa prioridade são as partes do corpo que ele está usando naquele momento ou que não?.
Professor Luis Gonzaga enfatiza ainda que ?os benefícios das atividades físicas são inúmeros, não tem contra-indicação, quando bem realizada, bem orientada. O Ministério da Saúde tem dito isso, as universidades e faculdades estão pesquisando e nós da Metropolitana também estamos fazendo nossa parte com trabalhos de monografias de conclusão de Curso, estágios nas escolas, que são os lugares onde começamos a plantar a semente da importância da prática de atividades físicas, através de brincadeiras, diversas estratégias para que as crianças cresçam com melhor entendimento sobre isso?.
Durante a palestra, que durou cerca de trinta minutos, professor Luis Gonzaga falou sobre melhoria da qualidade de vida através da aquisição de hábitos saudáveis. Falou também sobre os benefícios da atividade física como o aumento da auto-estima; a melhora da auto?imagem; alivio para estresse diário, o aumento do bem estar; controle do peso corporal; melhora na resistência assim como o aumento da densidade óssea.
Gonzaga enfatizou também os benefícios para a Instituição como o aumento da produtividade; diminuição do índice de ausências; dos custos médicos e da rotatividade.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA e Metropolitana