logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Ciências Biológicas da FIMCA realiza atividades de encerramento da Semana do Meio Ambiente

08/06/2007 às 15h44min

Plantar mudas foi à atividade que fechou a programação da Semana do Meio Ambiente promovida pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA em conjunto com as coordenações dos Cursos Turismo Ambiental e de Ciências Biológicas, cujo coordenador, professor Antônio Hernandes esteve à frente do evento, que também contou com a presença dos diretores da Instituição, Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho, professores e acadêmicos.


 


A atividade aconteceu no Campus da FIMCA, em terreno localizado atrás do prédio anexo da Instituição, reservado pela direção como área de preservação ambiental onde serão plantadas mudas de várias espécies de árvores nativas, com o intuito de contribuir com o reflorestamento, cuja responsabilidade passa a ser dos acadêmicos, assim como a manutenção destas árvores. Segundo o professor Antonio Hernandes, “este trabalho fará parte do conteúdo de algumas disciplinas tanto de Ciências Biológicas e de Turismo Ambiental”.


 


Professor Antonio afirmou que “o apoio da direção foi fundamental, principalmente liberando este espaço e garantindo que a partir do momento que as árvores forem sendo plantadas, elas serão preservadas. É um presente que estamos dando a cidade, uma área verde que poderá ser usufruída pelos acadêmicos e além disso estamos prestando nosso papel de responsabilidade social e ambiental, que inclui ainda auxiliar ativamente a preservação do meio ambiente, recuperando áreas degradáveis, e devolver um pouco das árvores e espécies nativas para Porto Velho, uma cidade tão carente de arborização”.


 


“Nossa intenção era desenvolver uma atividade prática, com a participação dos acadêmicos e professores, que eles pudessem colocar a mão na massa, sujar as mãos de terra. Inclusive até o diretor Aparício Carvalho teve a oportunidade de plantar uma muda com a colaboração dos acadêmicos”.


 


Segundo o professor Antônio Hernandes, “este espaço em breve abrigará o laboratório de Educação Ambiental e quando tivermos a estrutura montada teremos nossa própria produção de mudas, e assim passaremos de uma Instituição que sempre requisitou as mudas, para fornecedor de mudas para a população”.


 


Além da participação da FIMCA, professor Antônio destaca a colaboração da Sedam e Sema. “As mudas foram doações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, agradecemos a prefeitura de Porto Velho, na pessoa do prefeito Roberto Sobrinho”.


 


Sempre entusiasta da defesa do meio ambiente, Antônio Hernandes declarou estar feliz pela oportunidade de plantar árvores numa região mundialmente conhecida pelo desmatamento e destacou a beleza cênica das árvores como Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Cedro, Angelim, “árvores valorosas ecologicamente e além de tudo ainda vai tornar o Campus da FIMCA em refúgio para os animais que vivem nas proximidades desta área e que de vez em quando vêm para este local pela existência de algumas árvores, então este espaço vai se tornar um abrigo”.


 


O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho afirmou que “a FIMCA se destaca como a única Instituição de ensino superior da capital que tem um local assim, um diferencial que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos acadêmicos, professores, funcionários e também da população em geral. Na verdade esta é uma obrigação que a FIMCA cumpre com a sociedade”.


 


A atividade contou ainda com a presença dos professores Gilmar Rizzotto, Cristiano Andrey, Socorro Magalhães, Ademar Scheidt., da coordenadora do Núcleo de Atendimento e Integração Acadêmica (NAIA), professora Isabel Cristina, entre outros.


 


Foto/legendaDiretor da FIMCA, Aparício Carvalho platando mudas com acadêmicos do Curso de Turismo Ambiental da FIMCA – FOTO FIMCA

Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas