?Cardiokids? é o nome do novo projeto das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA apresentado oficialmente quinta-feira, 26 de abril na sala das coordenações dos Cursos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, com a presença dos diretores, Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho, da coordenadora do Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAF), professora Elysângela Oliveira, responsável pela implantação do projeto, assim como a presença dos demais coordenadores de Cursos, professores, acadêmicos e funcionários.
Na ocasião, a professora Elysângela falou das etapas do projeto e agradeceu o apoio e o incentivo recebidos da direção da FIMCA. Em seguida o diretor Aparício Carvalho falou sobre a importância de projetos como os desenvolvidos pela coordenadora do NAF e parabenizou pela iniciativa, assim como pediu que todos os envolvidos, incluindo coordenadores, professores e acadêmicos dos demais cursos, se esforcem pela continuidade deste projeto e de outros que ainda serão implantados.
Segundo a professora Elysângela Oliveira, a idéia do Projeto Cardiokids partiu de um trabalho realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, que este ano está enfocando a questão da incidência cada vez maior da Hipertensão infantil, o projeto visa também trabalhar a Interdisciplinaridade, contextualização teórico-prático, responsabilidade social, trabalhando entidades de educação que tenha este público de crianças nas faixas etárias entre 3 e 10 anos no estado. Escolas públicas ou privadas poderão se candidatar, mas o atendimento dependerá do número de voluntários que participarão do projeto.
O projeto será dividido em fases – A primeira é o nivelamento de todos os envolvidos, já que é aberto para todos os Cursos da FIMCA, para capacitar os acadêmicos voluntários para a abordagem nas crianças. Na segunda fase é a vez da sensibilização das crianças, ou seja, o que vem a ser Hipertensão, aplicada à idade especifica dessas crianças.
A fase seguinte é a da coleta de dados, quando as crianças serão pesadas, a verificação de pressão arterial, e de posse dessas informações o que for detectado os pais serão informados assim como os professores. Por último,e não menos importante, acontecerá o acompanhamento das crianças atendidas por um período não inferior a doze meses.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA