A direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA em conjunto com as coordenações pedagógica e de Turismo Ambiental, professores e acadêmicos de Farmácia, Odontologia, Farmácia, Medicina Veterinária e Enfermagem, realizou sexta-feira, 20, na quadra poliesportiva da FIMCA, o evento ?Semana do Índio ? Cultura, Tradição e Costumes? em homenagem ao Dia do Índio.
A comemoração contou com a presença dos diretores da Instituição Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho, coordenadores, professores, acadêmicos e convidados, que foram homenageados com duas apresentações realizadas por índios da etnia Karitiana, como Renato Karitiana, acompanhado pelo Cacique Tradicional e do trabalho, que comandou o hino de consagração, danças e rituais. Entre as apresentações dos índios, o público contou com show do cantor e violonista, Francisco Sombra, que em breve lança seu primeiro cd.
Entre as atividades programadas, o Curso de Turismo realizou feira gastronômica ?As raízes da culinária do Norte?, e a apresentação de painel sobre ?A arte indígena e a influência nas demais culturas?, e a coordenação de Farmácia e da coordenação de Atenção farmacêutica, fizeram exposição de pôster de ?Fitoterapia da origem Indígena?.
Segundo Renato Karitiana, presidente da Associação do povo Indígena Karitiana, ?estar aqui na FIMCA é muito importante para nós, pois assim pudemos mostrar nossa cultura para os acadêmicos, como nosso artesanato, brincos, cocás, maracás, e também pintura?.
Professor José Marques declarou que ?realizamos na quadra da FIMCA para mostrar a cultura indígena em geral como artesanato, arte, culinária, dança, e trouxemos também pessoas que trabalham no ramo da gastronomia, tudo para mostrar a comunidade acadêmica possam conhecer a cultura indígena e ainda comidas e bebidas como Tacacá, Mingau de banana, tapioca, entre outras iguarias?
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho disse estar muito satisfeito pela participação dos professores e acadêmicos nesta homenagem ao Dia do Índio com atividades voltadas à divulgação da cultura do povo indígena e consequentemente possibilitar aos acadêmicos este contato, esta integração entre o meio acadêmico e os índios nesta festa especial.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA