Em cooperação com as Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e a coordenação de Ciências Biológicas da Instituição, os professores e pesquisadores Flávio Terassini e Saymon Albuquerque, da Universidade de São Paulo (USP) e Campus Montenegro (RO), realizaram nos dias 31 de março (sábado) e 01 de abril (domingo), Curso teórico prático “Animais Peçonhentos” para acadêmicos da FIMCA.
Durante dois dias, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas de identificação, manejo e tratamento de animais peçonhentos. Os pesquisadores falaram também sobre os principais acidentes causados por estes animais na região, assim como os procedimentos e cuidados às pessoas que foram picadas por cobras, aranhas, escorpiões e lagartos.
Segundo o coordenador de Ciências Biológicas, professor Antônio Hernandes, “os procedimentos de primeiros socorros também foram abordados pelos biólogos responsáveis pelo Curso, que possuem bastante experiência,tendo oferecido várias edições do treinamento,que desta vez incluiu atividades de campo”, Antônio disse ainda que o curso contou com boa presença e que as quarenta e cinco vagas oferecidas foram preenchidas. “O que mostrou o interesse dos participantes”.
“O curso foi dinâmico, e os ministrantes trouxeram muito material prático e expositivo, apostilas com ótimo conteúdo informativo, material de coleta, de manuseios dos animais peçonhentos”.
As atividades práticas do Curso aconteceram no campus da Fazenda Agroecológica da FIMCA durante o domingo, quando os professores Flávio Terassini e Saymon Albuquerque realizaram exposição, manuseamento de animais peçonhentos, coletas, simulação de acidentes, atendimento de primeiros socorros.
foto/legenda – Acadêmicos de Ciências Biológicas da FIMCA durante o Curso Animais Peçonhentos.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA