Objetivando propiciar aos acadêmicos dos seus Cursos de Graduação oportunidade de contextualização da Teoria acadêmica com as ações práticas e oferecer atendimento a comunidade feminina de Porto Velho, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA e Faculdade Metropolitana realizaram ontem, quinta-feira,08 de março, o Projeto de Extensão ?FIMCA promovendo a saúde da Mulher?, que teve início às 8h30 e encerramento às 22h00 no campus da Instituição.
O evento que em comemoração ao Dia Internacional da Mulher contou com a participação das coordenações e acadêmicos dos Cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia, Medicina e Educação Física sob a supervisão da coordenadora acadêmica, professora Eliete Mendonça, da coordenadora pedagógica, professora Mônica Freiberger e ainda com a participação da coordenadora do Núcleo Atenção Farmacêutico da FIMCA,professora Elyzângela Oliveira.
Das 14h00 às 22h00 foram oferecidos serviços como exames de Glicemia por acadêmicos dos Cursos de Biomedicina e Farmácia. Quanto aos acadêmicos do Curso de Enfermagem, participaram realizando oficinas educativas, orientações e demonstrações de exames de prevenção do câncer de útero e mama, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e verificação da pressão arterial e ainda a exibição de vídeos educativos tendo como público alvo, as mulheres de todas as faixas etárias.
A ação dos acadêmicos de Fisioterapia sob a orientação da coordenadora do Curso, professora Neide Ribeiro foi a realização de avaliações de obesidade, índice de massa corporal, perímetro da cintura, entre outros. A professora do Curso de Odontologia da FIMCA, Fernanda Bijella ministrou,pela manhã, palestra educativa sobre Saúde Bucal no auditório da Instituição.
Mini-cursos como ?Atualização Farmacoterápica ? Contracepção de emergência?, ?Atualização Diagnóstica ? Triagem pré e neonatal?, e complementando o seminário ?Legislação aplicada à saúde e Direitos Sociais da Mulher?, atividades realizadas pela Coordenação de Farmácia da FIMCA e ministradas pela professora Elyzângela Oliveira no auditório da Instituição.
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho salientou a importância da iniciativa da coordenação pedagógica e das coordenações e professores dos Cursos, que contam com seu apoio irrestrito, pois esta ação possibilitou mais uma vez que os acadêmicos da FIMCA pudessem praticar e reafirmar seu papel social reconhecendo na mulher a sua importante contribuição social e econômica à sociedade. Aparício complementou afirmando que ?nós da FIMCA e Metropolitana estamos felizes pela realização e o sucesso de mais um projeto que realizamos em prol da população de Porto Velho?, finalizou Aparício Carvalho.
A coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Neide Ribeiro declarou que o projeto ?FIMCA promovendo a saúde da mulher? teve no seu ponto de vista, três grandes destaques: ?a participação em massa dos acadêmicos; a criatividade dos vários grupos que fizeram de cada stand uma atração à parte durante o evento e por fim, a qualidade dos serviços disponibilizados para atender as mulheres que compareceram e participaram?. Professora Neide disse ainda que ?o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho assim como a coordenação pedagógica estão de parabéns pela iniciativa em promover um evento tão importante para a comunidade de Porto Velho?.
Segundo a professora Mônica Freiberger ?o objetivo do projeto foi totalmente alcançado superando nossas expectativas ao atender cerca de 500 mulheres aqui no campus da FIMCA e Metropolitana e ainda foi possível realizarmos integração de docentes, acadêmicos, pessoal técnico administrativo e sociedade em geral?.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA e Metropolitana