Nascido a 5 de maio de 1865, o militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, entraria para história como líder desbravador do Brasil e fundador do Serviço de Proteção ao Índio.
Em 1894 Rondon entra para a comissão construtora de linhas telegráficas entre Goiás e Mato Grosso. Em seguida a estende linhas telegráficas até o Acre, cruzando
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1939 confere a Rondon o título de Civilizador dos Sertões, no entanto, a maior homenagem que Cândido Rondon receberia dois anos antes de sua morte quando a 17 de fevereiro de 1956, o território do Guaporé seria rebatizado como Rondônia.
Neste 05 de maio, Dia da Comunicação também se comemora o aniversário de nascimento do homem que deu origem ao nome do nosso estado ? Marechal Cândido Mariano Rondon, patrono de Rondônia e das telecomunicações.
A Escola do Legislativo em comemoração realiza na próxima segunda-feira,
A Direção Geral das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) e Metropolitana não poderiam deixar de lembrar a importância do Patrono de Rondônia, Cândido Rondon, pioneiro e desbravador, que muito contribuiu para o desenvolvimento das telecomunicações e por conseqüência o crescimento da região norte.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA e METROPOLITANA