Alunos do segundo período de Turismo Ambiental das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) realizaram registros dos prédios antigos de Porto Velho. Segundo a coordenadora do curso de Turismo Ambiental Heldelícia Souza, ?O trabalho consistiu na catalogação e mapeamento todos os prédios que tiveram alguma importância no passado e estão preservados ou foram modificados com o passar do tempo?.
O professor Mário Sávio que ministra a disciplina Elementos Históricos do Turismo coordenou os acadêmicos e o trabalho foi finalizado em dezembro com a confecção de um painel, um vídeo e um livro que reuniu um pouco do passado de nossa capital.
A turma, dividida em três grupos, realizou tarefas distintas. O primeiro grupo fez o levantamento fotográfico e de imagens dos prédios que ainda existem no centro da cidade e locais próximos.
Nessa primeira etapa, alguns locais já foram catalogados, como o prédio onde hoje funciona a loja do seu Zizi, em frente ao Palácio do Governo, antigo Mercado Municipal que foi incendiado.
O segundo grupo realizou pesquisas bibliográficas buscando as fotos dos prédios registradas em livros, jornais, revistas, etc. Essas imagens serviram para fazer comparativos com as imagens atuais. O último grupo fez o levantamento da história oral junto à população antiga de Porto Velho e buscou junto a essas pessoas, arquivos, fotos, recortes, etc.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA