A biblioteca das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) foi palco para homenagem surpresa ao seu fundador. Dois membros da Academia de Letras de Ji-Paraná, João Vilhena e Carlos Silva, diretor de eventos da citada Academia, entregaram ao Diretor Geral da FIMCA, Aparício Carvalho, Certificado de Notável Intelectual por colaborar de forma efetiva como fundador e Presidente de Honra da Academia de Letras de Ji-Paraná, cuja fundação aconteceu em 23 de maio de 2003.
A solenidade contou com a presença da Drª. Maria Sílvia Carvalho, mulher do agraciado; do Sr. Paulo de Tarso, Secretário de Esportes, Cultura e Lazer; de alunos e funcionários da instituição, e de jornalistas, que ali estiveram para prestigiar e fazer a cobertura do evento.
Esta é mais uma homenagem recebida pelo Dr. Aparício como reconhecimento pelos inúmeros serviços prestados para o desenvolvimento de Rondônia, sua luta pelo reconhecimento da cultura no estado, suas atividades como intelectual e médico, sua militância política e seu empreendedorismo, não apenas como empresário, mas também como educador e cidadão.
Os acadêmicos, Dr. Carlos Silva, que ocupa a cadeira nº. 15 da Academia de Letras de Ji-Paraná e João Vilhena, vice-presidente da citada academia onde ocupa a cadeira de nº. 02, acrescentou ainda que ?toda homenagem ao colega acadêmico Aparício Carvalho é um dever cívico, pois suas atividades são representativas para o crescimento do estado? e finalizou com uma frase de sua lavra ? ?o saber, a humanidade deve à escrita, que é a máquina do tempo em viagem constante que nos transporta do presente para o passado e vice-versa?. João Vilhena é autor do livro Os Pioneiros, e lançará ainda este ano o segundo volume sobre os 28 anos de emancipação política de Ji-Paraná.
Quem também se pronunciou a respeito do homenageado, foi o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Sr. Paulo de Tarso ? ?As homenagens deveriam ser todas assim, feitas de forma espontânea, principalmente quando o agraciado é um homem como o Dr. Aparício, que colaborou tanto para o crescimento de Rondônia e a valorização da cultura e das pessoas que fazem isso no dia-a-dia?. Paulo de Tarso disse ainda que a conduta do Dr. Aparício, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é exemplar.
Era visível a emoção de Dr. Aparício, que ao receber o certificado agradeceu dizendo que ?são poucas as pessoas que reconhecem o que fazemos e numa homenagem como essa, de pessoas que se deslocaram de Ji-Paraná até aqui, torna a homenagem ainda mais especial?. Dr. Aparício aproveitou o momento para homenagear sua mulher, Drª. Maria Sílvia, que se declarou honrada por estar casada com ele e o classificou como ?um batalhador incansável?.
Fonte: Assessoria de Imprensa FIMCA.