No último sábado (26), acadêmicos do 10º período de Enfermagem da FIMCA Vilhena, realizaram um movimento em prol do Agosto Dourado. O evento foi realizado na praça Nossa Senhora Aparecida e foi aberta ao público. Em especial mamães, gestantes, puérperas e apoiadores da amamentação. O objetivo da ação é abordar aspectos relacionados ao tema, além de proporcionar um encontro lindo, emocionante e descontraído.
O Agosto Dourado é o mês escolhido para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno, alimento considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha 2023 trouxe o tema, “Faça a diferença para mães e pais que trabalham” e traz à tona uma discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais.
De acordo com o Ministério da Saúde, amamentar é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho. Considerado como o melhor e mais completo, o leite materno é o único alimento que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Por ser rico em anticorpos, o leite materno protege a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias. Além de oferecer todos os benefícios aos bebês, o aleitamento materno também ajuda as mamães a diminuir o risco de anemia e diabetes.
A coordenadora do núcleo da Saúde da FIMCA Vilhena, Josiane Bruna da Silva Mesquita, falou sobre a ação. “A atividade visa principalmente levar a importância do aleitamento materno para a comunidade, precisamos conscientizar a população da importância da amamentação e demostrar que as dificuldades que as mulheres passam podem ser corrigidas e sanadas desde que identificadas precocemente”.
O núcleo da saúde da Faculdades Integradas – FIMCA Vilhena, está sempre engajado em ações de conscientização, com o objetivo de levar informação e mais saúde a população.
Fonte: Ascom