Os alunos do curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Vilhena, elaboraram um Projeto de Extensão, que visa estudar a viabilidade da reutilização de vidros, oriundos de recipientes de bebidas, com o objetivo de incorporar esse material ao concreto propondo novos produtos e diminuindo os descartes destes vidros ao solo no município de Vilhena. O projeto é coordenado pelo professor Gutemberg Torquato dos Santos.
As atividades relacionadas ao projeto de extensão se referem ao preparo do material reciclável, estudo do traço e testagem da composição de concreto, visando constatar na prática, propriedades como a trabalhabilidade, desempenho e durabilidade ao utilizar o vidro moído 100% reciclado, substituindo parte do agregado miúdo natural na composição do concreto.
O vidro é um material obtido a partir da fusão de matérias-primas, principalmente minerais e pode ser reutilizado várias vezes para a mesma finalidade. Através de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Vilhena e o Centro Universitário FIMCA campus Vilhena, foi acordado o desenvolvimento de atividades que buscam entre ambas as partes a reciclagem e reutilização de garrafas de vidro para a produção de artefatos de concreto, que serão instalados em locais públicos da cidade.
Sabendo que este material faz parte da vida cotidiana e que leva um maior tempo para se deteriorar no meio ambiente, esta ação trará um impacto positivo na cidade favorecendo a produção de novos produtos, uma vez que diminui o acúmulo e descarte deste material na natureza, além do cunho científico que poderá ser testado por alunos das engenharias da FIMCA.
Fonte: Ascom