logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Aprimoramento da pratica docente. Professor, profissional e ser humano. O que os motivam?

18/08/2022 às 11h01min

As perspectivas do encontro de aprimoramento se fundam entre sonho à realidade, de quantidade à qualidade, de planejamento à execução, da mediação à aprendizagem significativa, dos vínculos às competências socioemocionais, das desaprendizagens a aprender a aprender, da equipe gestora a desafios e possibilidades, essas são as bases da prática docente FIMCA de ensino superior.

Assim, o Núcleo de Exatas da FIMCA Vilhena, sob coordenação do MSc. Gutemberg Torquato dos Santos, organizou o 1º Programa de Capacitação Docente, intitulado Aprimoramento da Prática Docente. No bojo de seu desenvolvimento, foram realizados 8 encontros, de fev/2022 à jun/2022, totalizando 24 horas em carga horaria, 1 semestre e uma vida inteira de mudança constante e transformação. A dialética foi a base da construção que fundamentou um novo jeito de ser FIMCA de ensino-aprendizagem para o ensino superior.

A troca de experiência foi fundamental na reconstrução de novas perspectivas, de desconstruir e construir uma nova forma de ver e fazer educação. O ensino superior foi e sempre será um desafio profissional, institucional e social. Não obstante, uma mola propulsora de mudança constante. O efeito dessas discussões foi a ruptura de uma visão cômoda e limitada, para uma visão holística, diversificada e plural. Baseada, por conseguinte, no processo de humanização real de alunos em processo de formação profissional futura.

A responsabilidade foi compartilhada entre instituição, coordenação e professores, abre-se um novo tempo de perspectivas e mudanças e uma nova trajetória está sendo marcada com projeto de extensão, formação continuada, ensino e pesquisa – bases fundamentais do ensino superior.

As metodologias ativas são uma tendência no novo milênio, sendo assim, toda a discussão dos encontros se baseou e buscou tematizar, demostrar e concretizar possíveis caminho seguros e concisos dessa prática inovadora e urgente, porém adornada de medos e desafios.

Por fim, é fundamental para o sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem, nas Instituições de Ensino Superior (IES), melhorar a estrutura de trabalho, proporcionando a reflexão das ações realizadas e reconstruindo-as quando necessário. Ter referências para estruturar práticas e embasamento para refletir sobre ações necessárias, no dia a dia, é essencial para que o fazer pedagógico seja mais condizente com a realidade e as demandas atuais da educação e da sociedade.

Quando um professor resolve investir em aperfeiçoamento e em novas formas de aprender, além de ser um benefício para si quanto profissional, pois terá um alicerce melhor de conhecimentos e informações, esse benefício reflete também em seus alunos. Visto que eles terão um ensino com mais qualidade e um melhor embasamento teórico, que será construído junto com um profissional que se preocupou em oferecer o melhor para os seus alunos e para o bem da profissão.

Fonte: Ascom

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas