O trabalho foi desenvolvido na matéria de Projeto Arquitetônico ministrada pelo docente Felipe Miguel de Almeida com a turma do 5º Período de Engenharia Civil, cujo o objetivo visava a apresentação da elaboração de um projeto residencial através da utilização de normas essenciais e posteriormente a realização de uma reforma nessa edificação transformando-a em um projeto comercial.
No primeiro projeto, os acadêmicos realizaram uma atividade onde cada grupo trabalhou com um perfil de uma família fazendo a escolha de um terreno real, para que pudesse ser trabalhado e respeitado os recuos, projeções e taxas de ocupações dos respectivos setores. Sendo assim possível atender todas as necessidades, demandas e orçamentos disponíveis nos perfis.
Foram apresentados layouts, fachadas, dentre outras representações gráficas do projeto, onde posteriormente receberam alguns ajustes e tiveram seus projetos totalmente concluídos.
Observando os projetos residenciais prontos, a segunda proposta e o ponto diferencial foi transformar esses projetos residenciais em projetos comerciais, por meio de uma reforma geral da edificação, isolando toda a estrutura que não poderia sofrer com as mudanças e outros pontos principais de sustentações afim de viabilizar a reforma.
O professor sugeriu que os grupos buscassem transformar em pontos comerciais voltados à área da saúde, visto que em nossa faculdade há diversos cursos como Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Psicologia, o que levou dois, dos três grupos a projetarem uma clínica fisioterapêutica e uma clínica odontológica.
O terceiro grupo decidiu não seguir essa proposta, dessa forma, projetaram um Restaurante. Para a finalização, os alunos desenvolveram todos os desenhos necessários para a transformação, como a planta baixa, locação, cobertura, situação, planta de demolição e construção, cortes e fachadas, sendo apresentada via impressa e através de vídeo das maquetes 3D o tão esperado antes e depois durante a 2ª Amostra das Engenharias da FIMCA-Vilhena.
Além do aprendizado de vários softwares para o desenvolvimento completo e apresentação dos projetos, foi necessário, a leitura do código de obras, Zoneamento, Normas de Representação de Projetos, Normas de acessibilidade e Normas da Vigilância Sanitária.
Fonte: Ascom