Foi publicado no site Extra de Rondônia, um trabalho de construção de um aquecedor solar caseiro de baixo custo, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Vilhena. A ideia foi projetada pelo professor mestre Maurício Veiga da Silva, docente e coordenador do projeto durante as aulas da disciplina de Conversão de Energia.
“Tudo começou durante a pandemia no primeiro semestre de 2021. Quando a ideia foi lançada, viemos no período noturno, assim que a instituição foi autorizada a atender um número bem restrito de alunos. Foram quatro meses de estudo e de trabalho para a construção do protótipo. Devido à dificuldade imposta pela situação sanitária do país, tivemos que esperar mais um tempo para a finalização do projeto”, menciona Maurício Veiga.
O projeto resultou na construção de um aquecedor solar caseiro de baixo custo feito com tubos de PVC e de um reservatório (espécie de tambor de polietileno) para ser colocado em cima do telhado de uma casa, a fim de aquecer a água do chuveiro pelo calor do sol, economizando, assim, energia elétrica. O docente responsável ainda destaca que, após feitos os testes e tendo a convicção de que o projeto poderia ser instalado em uma residência, neste semestre de 2022/1, o plano foi concluído com êxito, para a alegria de todos os participantes.
Fonte: Ascom