Texto de Prof. Me. Sebastião Flores,
A Semana das Engenharias da FIMCA Vilhena, é um evento realizado pela Coordenação do Núcleo de Exatas. É uma oportunidade de promover uma aproximação dos estudantes das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, do ambiente acadêmico ao mercado de trabalho, por meio de uma semana dedicada a palestras, entrevistas, mesa redonda, apresentações de trabalhos, exposições de projetos, oficinas, minicursos, exposição de empresas de serviços e produtos. Com o objetivo de ampliar a formação técnico-científica e humanística dos acadêmicos, a proposta também foi realizar um intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e informações, realizadas de forma dinâmica e interativa durante toda a semana na 3ª SEENG – Semana das Engenharias.
O evento contou com diversas amostras e exposições. O Circuito da saúde, onde foi disponibilizado diversos procedimentos como: medição de glicemia e pressão arterial, avaliação de IMC, orientação nutricional, orientação de primeiros socorros, tipagem sanguínea. Além disso, empresas parceiras, da cidade Vilhena, demonstraram seus produtos e serviços. Foram empresas de construção civil, engenharia elétrica, energia solar, segurança patrimonial.
Para enriquecer ainda mais a 3ª SEENG, foram convidados palestrantes que atuam como docentes/profissionais, nas mais renomadas instituições de ensino e empresas multinacionais, nacionais e internacionais. Como por exemplo, o Dr. Eng. Volkmar Schuler, transmitiu sua palestra “Processos de soldas especiais” ao vivo da Alemanha. Foi uma palestra exemplificativa por meio de uma fala simples e direta, apresentou alguns tipos de soldas, ampliando a visão e o conhecimento dos participantes.
O engenheiro eletricista Ricardo de Melo, diretamente de Madri na Espanha, apresentou os processos de desenvolvimento de micro sensores, nanotecnologia e monitoramento de wireless em poços. De forma precisa e cientifica, a partir dos resultados de campo, mostrou as dificuldades e resultados do uso da engenharia elétrica com nanotecnologia na prática. Já o engenheiro civil, Alexandre Bezerra, atuante em construção de poços de petróleo em cimentação, demonstrou de forma detalhada a vivência de um profissional, apresentando a relação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na aplicação prática.
O evento contou com a participação de parceiros e entidades, como prefeitura, SEBRAE, CREA, SAAE. O assessor de serviços educacionais do CREA-RO, Sr. Francisco de Assis de Medeiros traz outro tema importante: “Legislação e atribuições do CREA: responsabilidade técnica do Engenheiro”, de cunho informativo, de como os profissionais devem prestar serviço à comunidade de forma geral.
Além das palestras, houve também oficinas e minicursos, mediados por profissionais especializados e de vasta experiência, de modo a proporcionar maior proximidade dos acadêmicos à realidade do mercado de trabalho. São elas: Modelagem em computação gráfica 3D, A utilização da ferramenta Microsoft Excel na Engenharia Civil, Robótica: o que é? Tendências, importância, áreas de atuação e prática e Sistemas Fotovoltáicos: parametrização de inversores.
A oficina de robótica trouxe a relação do cotidiano com a matemática e física, por meio de uma proposta didática diferenciada, metodologia ativa, que consiste nos participantes realizar a montagem de robôs, com uso de lego e programação computadorizada. Sob a responsabilidade dos professores da FIMCA, Me. Mauricio e Me. Ernani, finalizando com a corrida dos robôs desenvolvidos. A oficina sobre inversores da energia solar, o convidado, Engenheiro Eletricista Lucas Miller, apresentou de forma objetiva aos participantes, tecnologias e equipamentos de implantação de sistema solar de geração de energia elétrica. Enquanto a Engenheira Daiane Araújo, empolgou os participantes com o minicurso a mediar a utilização do Excel como ferramenta na gestão da construção civil e também o minicurso de modelagem em 3D, computação gráfica, com o Prof. Eng. Junior Fabiano, expandiu e fascinou os participantes com o desenvolvimento de objetos em 3D e na manipulação de software de modelagem. Todas as atividades ocorreram simultaneamente. Para participar, bastava se inscrever no evento e escolher a atividade na plataforma disponibilizada (https://www.even3.com.br/3seeng/).
A programação seguiu com a temática volta à empreendedorismo, gestão e finanças. A palestra “Capital de terceiros: instituições financeiras ajudando a transformar projetos em realidade”, contou com vasta experiência do gerente geral do Banco da Amazônia em Vilhena, Carlos Henrique Salvador, com visão holista, empreendedora e futurista, fundamentada em sua vivência cotidiana, imergido no mundo corporativo das finanças. Salientou que o sucesso pode estar ao alcance de todos. Na sequência o gerente da empresa RS Materiais de Construção, Me. Sandro Lima, apresenta a partir da sua longa experiência no ramo de materiais de construção e de formação humana, ampliando a visão sobre empreendedorismo e gestão, tudo a partir do aprendizado natural da vida, com o emprego de algumas técnicas e pessoas necessárias para nortear o aprendizado e planejar de forma segura os resultado futuros. E por fim, o master Emerson Pinduka do SEBRAE-RO, abrilhantou a expectativa da inteligência comportamental. Uma análise intrapessoal de perspectiva integradora, relacionando todas as exigências trazidas de fora, para uma verificação interna e necessária de nossas bases, capaz de nos transformar em seres pensantes e mais do que nunca, humanos, fazendo com que se abra além de nossos olhos, novos horizontes, nova mentalidade de sociedade, imprescindível numa mentalidade tecnológica e efêmera.
No encerramento o professor Gutemberg Torquato abre a visão sobre a necessidade do mercado de trabalho de um novo perfil de profissional. Considerando que o mundo não é mais sólido, e sim líquido, o profissional também, obviamente, deve seguir essa tendência, de se adaptar ao meio, ante as constantes intensas e infinitas mudanças motivas pela tecnologia. Em seguida o engenheiro eletricista Lucas Miller, apresentou de forma objetiva a tecnologia dos sistemas de geração fotovoltáica. Demonstrou uma síntese de do processo de implantação, instalação e alguns indicadores, onde indica a consolidação definitiva do tipo de geração de energia renovável.
Logo após os CASES de Sucesso, apresentou alguns empreendedores de sucesso em vários segmentos com suas empresas, integrado às amostras de projetos e de trabalhos acadêmicos, expostos ao longo de toda semana para o público em geral. Sempre com o intuito e objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da humanidade e, concomitantemente, obter lucro.
Após tantas informações e conhecimentos compartilhados, o encerramento foi com música ao vivo, com a banda FIMCA, homenageando convidados, palestrantes, organizadores, parceiros e todos que de forma direta ou indireta contribuiu para realização desse grande evento da Faculdades Integradas Aparício Carvalho de Vilhena.
Vilhena, 01 de novembro de 2021.
Realização,
Coordenação do Núcleo de Exatas
Fonte: Ascom