A atividade foi proposta na disciplina de Saúde Coletiva I ministrada pela Docente Danielle Cristine Pereira de Arruda para os acadêmicos do 4• Período do Curso de Graduação em Enfermagem com o intuito de reforçar as ações educativas em saúde sobre a temática, promovidas no município de Vilhena.
Segundo a Docente Danielle Cristine “A atividade que vem sendo realizada pelos alunos nas redes sociais visa, principalmente, a conscientização da nossa população acerca do Novembro Azul. A ação, além de seu papel orientador, vem conseguindo aproximar esses futuros profissionais da população e ajudando o nosso público alvo à procurar os serviços de saúde, e com isso todos nós ganhamos”, a professora, que também atua no município como enfermeira da Atenção Básica parabeniza todos os discentes pelo empenho e dedicação, e a instituição por proporcionar tal feito.
A acadêmica Luanny Siqueira Costa destaca a importância da atividade para o aprendizado da matéria de Saúde Coletiva e diz que desta forma os alunos estão levando informações de forma simplificada nas plataformas digitais mais utilizadas hoje em dia, ela por exemplo escolheu o Instagram uma vez que considera que é uma das redes sociais que mais está na “moda” atualmente, justificando que isso proporciona maior alcance de pessoas visualizando a publicação e desta forma as informações podem chegar à pessoas que não sabiam sobre o assunto antes de ler o post.
A Campanha Novembro Azul é desenvolvida em todo o país, durante todo o mês quando são intensificadas as ações para prevenção e para o diagnóstico precoce das patologias mais incidentes entre a população masculina, com ênfase no câncer de próstata, uma vez que este é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil, acometendo, principalmente, a faixa etária acima de 65 anos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados 42 óbitos de homens por câncer de próstata por dia, sendo que aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Nos anos de 2018 e 2019 o Instituto Nacional de Câncer (Inca),registrou 68.220 novos casos de câncer de próstata e 15 mil mortes/ano em decorrência da doença.
Dados que reforçam a importância de ações em saúde na área durante todo o ano, e a intensificação no mês de Novembro.
Fonte: Assessoria