Na noite desta quarta-feira, 16, no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA foi realizado a solenidade de abertura da 7° Semana da Zootecnia. Com o tema “Zootecnia em Rondônia Traçando Novos Caminhos”, o evento contou com as palestras das Zootecnistas Sheilla Davoglio e Francyelle Ruana.
O objetivo do evento é promover integração entre acadêmicos, docentes e profissionais atuantes no mercado de trabalho; Propiciar acesso às informações atualizadas e contextualizadas do cenário produtivo brasileiro e de demandas profissionais; Aprimorar a formação acadêmica dos discentes da FIMCA.
O coordenador do curso de zootecnia da FIMCA, Dr. Jairo Azevedo, relatou que a semana acadêmica é um momento de aprendizado para os acadêmicos e professores: “Esse evento é um momento de oferecer uma oportunidade de atualização aos nossos acadêmicos e aos nossos professores. Um momento também de integração e socialização”. Jairo comentou também que esse ano o curso comemora uma data especial: “No dia 13 de maio é comemorado o dia do Zootecnista a nível nacional e nesse ano de 2018 o curso de zootecnia da FIMCA comemora 10 anos de criação, então é mais um momento da gente está comemorando”.
Na solenidade de abertura, a Profa. Catarina Vaquer, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, representando o Dr. Aparício Carvalho, diretor da Faculdade FIMCA, enfatizou que fica feliz em poder comemorar os 10 anos do curso: “Pra nós é um orgulho muito grande hoje está aqui, ainda mais em uma data tão especial que é a data comemorativa dos 10 anos do curso de zootecnia da FIMCA. São 10 anos que o curso caminha e forma acadêmicos e zootecnistas que estão espalhados pelo país, nós estamos formando mão de obra não só pro estado de Rondônia, mas esperamos que muitos de vocês prosperem no estado de Rondônia, mas também para o Brasil”.
O primeiro dia de evento contou com a palestra sobre as estratégias de suplementação na fase da engorda, proferida pela Zootecnista Sheilla Davoglio. A Zootecnista comentou que Rondônia é um dos maiores produtores de carne do país, então ela repassou para os alunos quais são as estratégias que pode abordar no sistema a pasto e com a suplementação no coxo, seja ela proteinado de baixo consumo ou alto consumo, uma ração ou até partir agora para a estratégia que é o confinamento do grão inteiro.
A acadêmica de zootecnia, Cleidiane Elaine, comentou que é o segundo ano que participa do evento: “Participar dessa semana é muito importante, porque a gente aprende coisas novas e nós tiramos dúvidas, nos atualizamos, aprendemos qual realmente é o caminho que a gente quer. Eu fico muito feliz porque é em que nós interagimos, conhecemos pessoas novas, pessoas que estão começando agora e a gente pode dá dicas e tirar as dúvidas dessas pessoas”.
Logo após o coffe break, a Zootecnista Francyelle Ruana, iniciou sua palestra com o tema “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na pecuária leiteira: efeitos na ambiência e nutrição”, a palestra foi voltada ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta considerando os aspectos produtivos, como a parte nutricional e o bem-estar dos animais, os bovinos leiteiros dentro desse sistema.
A programação do evento, que se estende até o dia 19 de maio, e contará com palestras que abordarão as temáticas: estratégias de suplementação na fase de engorda, integração lavoura-pecuária-floresta na pecuária leiteira, animais de biotério, comportamento em animais silvestres, programa nacional de sanidade avícola, entre outros. E no sábado, último dia do evento, a programação acontecerá na Fazenda Escola da FIMCA, com um dia de campo. Sendo oferecido aos participantes um almoço de confraternização após o término das atividades.