Na noite desta quinta-feira, 10, foi realizado no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA a solenidade de abertura da I Semana de Gastronomia. O evento contou com uma mesa redonda com profissionais do ramo gastronômico e logo depois houve uma releitura do prato Pirarucu Rondon, do chef Manoel Evangelista e degustação de cerveja artesanal.
Na abertura, a coordenadora do curso de gastronomia, Adriana Araújo contou que o objetivo do evento e trazer conhecimento aos acadêmicos: “A Semana de gastronomia vai trabalhar do clássico ao contemporâneo, que na verdade é uma releitura dos pratos, onde o objetivo é valorizar os ingredientes da região”.
A Profa. Catarina Vaquer, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, representando o Dr. Aparício Carvalho, diretor da Faculdade FIMCA, enfatizou que o curso de gastronomia da instituição tem ganhado uma visibilidade especial para a sociedade: “Nos dias de hoje a gastronomia tem ganhado visibilidade na mídia, nós temos visto muitos programas de receita que tem tomado alguns postos de liderança na preferencia da audiência. E dessa forma o curso vem tomando um formato diferente, o público que procura o curso quer transformar o dom de cozinhar em arte”.
Logo depois da abertura, houve a mesa redonda, com o tema “Empreendedorismo na Gastronomia, existe plano perfeito?”, com Manuel Evangelista, Vitor Hugo, Adriana Magnoler, Geane Tavares e Fernando Vanoble, abordando sobre o tema.
Nesta sexta-feira, 11 de maio, terá o workshop “Mostra e sabores da Amazônia”, com o professor Emildo Oliveira. Já na segunda, 14, será realizado um minicurso sobre o preparo de entremet e pizza e vinho.