logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

ENADE: acadêmicos recebem apoio da equipe FIMCA e Metropolitana

28/11/2017 às 15h02min

Neste domingo (26), 537.407 estudantes do ensino superior fizeram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Eles estão matriculados em 12.815 cursos, de 2.072 instituições de ensino superior. As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade Metropolitana participou com 170 acadêmicos nas diversas áreas atuantes deste ano de 2017.

A prova do Enade é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área. As duas partes têm questões discursivas e de múltipla escolha. O componente de formação geral tem 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já o componente específico de cada área ou curso superior de tecnologia avaliado tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

O Enade avalia o desempenho dos alunos no ensino superior e é obrigatório. A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para um determinado grupo de cursos para acompanhar a evolução.

Neste ano, ele foi aplicado aos estudantes concluintes para os seguintes cursos:

Bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, Sistema de Informação.

Bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química.

Licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia.

Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação.

E como já é de costume, colaboradores, coordenadores e professores da FIMCA e Metropolitana estavam presentes dando apoio e incentivo aos nossos acadêmicos, como relata a coordenadora acadêmica Rita Ramalho “Os nossos acadêmicos precisam sentir que o ENADE é um compromisso institucional, e não uma coisa que devemos encarar como uma obrigatoriedade, uma coisa chata. É um evento importantíssimo e a partir desse indicador o acadêmico tem noção do seu desempenho pessoal do desempenho da sua turma e desempenho da sua faculdade, enfim, é uma inciativa que mesmo tendo um caráter obrigatório porque é do MEC, mas é uma iniciativa extremamente construtiva, e nós da FIMCA e Metropolitana passamos isso para os nossos acadêmicos que esse é um momento de construção, um momento de desenvolvimento para ele e para a instituição e é claro que todos tinham que está hoje aqui presente para dar esse apoio a eles”.

 

 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas