Acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão Hospitalar, Gastronomia, Nutrição, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Terapia Ocupacional, Educação Física, Pedagogia e Música participaram nas noites dos dias 19 e 20 de outubro da 9ª Mostra de Inovação e Criatividade Empresarial das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Metropolitana.
A 9ª MIC – Mostra de Inovação e Criatividade é uma mostra de incentivo ao empreendedorismo com a finalidade de estimular e valorizar a produção de projetos inovadores gerados pelos acadêmicos, professores e pesquisadores que tenham produtos ou processos, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Porto Velho e região.
Esses projetos se caracterizam pelas Práticas empreendedoras produzindo soluções técnicas e tecnológicas com a possibilidade de se transformar em “negócio” executável. Os projetos foram caracterizados como negócios viáveis econômica e socialmente, propondo soluções nas atividades de comércio, indústria, serviços e na gestão de negócio, passíveis de serem executados pelos acadêmicos.
Na noite de quinta-feira, 19, houve a abertura oficial, com apresentações de danças e um desfile de moda organizado pela comissão organizadora do evento.
Já na noite de sexta-feira, 20, foi realizada a exposição dos trabalhos realizados por quase 200 acadêmicos de vários cursos oferecidos pela instituição. Sendo que a maioria dos envolvidos são os cursos de Administração, Ciências Contábeis e nas áreas de gestão. Ao todo foram 18 projetos apresentados para um público superior a 600 pessoas.
Os estudantes tiveram a oportunidade de mostrar a todos os presentes o trabalho de criação de uma empresa, desenvolvido durante as aulas. Segundo o coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão Hospitalar, Professor Edney Souza “na atividade profissional, o administrador atua com o objetivo de multiplicar conhecimentos que devem servir para que a organização não repita seus erros, criando soluções antes não experimentadas, e a criatividade é um fator importante para que este profissional possa repassar seus conhecimentos com eficácia. Portanto essa Mostra é uma oportunidade que o aluno tem de já ir praticando essa criatividade”. Ainda segundo o coordenador, os acadêmicos tiveram que seguir um roteiro para efetivar esse trabalho “para conseguir um bom resultado, o trabalho tem que ser feito por etapas: montar um negócio, criando o nome da empresa, nome fantasia e ramos de atividade; qual a missão, qual a visão, ou seja, aonde se quer chegar; os valores; a estratégia e por fim os desdobramentos dessa estratégia”.
Toda a organização do evento foi realizada pelos próprios universitários com a supervisão do corpo docente da faculdade. “O bom que a FIMCA nos dá essa abertura para que o aluno possa estar colocando em prática seus conhecimentos fora de sala de aula, o que nos tem somado e muito para nosso desenvolvimento profissional” destacou Antônio Soares, acadêmico do 4º período de Gestão Comercial e ganhador do prêmio.
O coordenador do projeto, o professor Edney Costa Souza, enfatizou também a importância da prática acadêmica fora das salas de aulas, pois a vivência das experiências vem somente a somar para formação profissional do aluno. Outro ponto salientado pelo docente é integração dos universitários de diferentes cursos para o desenvolvimento criativo de seus projetos.
Cada projeto ou empresa formulada pelos alunos foi avaliado por um grupo de professores e convidados que julgaram cada requisito, como uma ideia inovadora, viabilidade em seu desenvolvimento empresarial e criatividade.
Os três projetos mais bem colocados foram: “Nutrição e Alimentos funcionais, do curso de Nutrição que ficou em 3º lugar; Oficina de Ortese do curso de Terapia Ocupacional em 2º lugar e o primeiro lugar ficou para os acadêmicos de Gestão Comercial com o projeto Food 360.
O projeto Virtual FOOD 360 consistia em viabilizar a comercialização de produtos através de uma loja virtual, em um site de E-comerce, onde seriam disponibilizadas informações diversas da empresa FOOD 360, catálogos de produtos, descrição dos serviços, entre outros itens, visando suas atividades no ambiente da internet, de modo que a empresa pudesse atender os clientes na cidade de Porto Velho.
Para viabilização do evento foi firmado parcerias com empresas que apoiam a educação como: Grupo Saga, Portas e Cia, Guia 10 online, Portal das Américas, Master Motos, Network – Escola de Treinamento e Capacitação, SICOOB UniRondônia, Observador, É fato notícias, Rede TV, Tv Rondônia, Rádio Rio Madeira, Só cópias e Sky.
Confira as fotos