Na noite desta quinta-feira (04), os acadêmicos do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, através da professora Anne Cipriano com a disciplina de Ética Profissional, estiveram presentes no auditório da instituição para uma mesa redonda onde o tema central da noite foi “Educar para Recordar”.
O objetivo deste evento foi ampliar a discussão em torno de temas ligados a Ética e a Psicologia, com convidados, professores e alunos do curso, promovendo um momento de reflexão sobre a Ética na contemporaneidade, voltando um pouco o olhar ao passado, juntamente com relatos de quem sobreviveu a tristes episódios da II Guerra Mundial, a fim de promover uma educação integrada a cidadania.
A mesa foi composta por Jurgen Zopff, falando sobre a infância, educação, liberdade, fome e morte na visão de um sobrevivente de guerra; Levi Albertino, representando a Embaixada Mundial dos Ativistas Pela Paz (EMAP) em Porto Velho, onde apresentou a EMAP, os objetivos e trabalhos realizados pela ONG e o projeto da exposição que estava sendo feita no hall do auditório; A coordenadora do curso Cristina Calori, falando da importância de discutir sobre Ética nas universidades; Professora Eliane Fernandes, falando de Ética nas relações ético-raciais e a professora da disciplina Anne Cirpriano, onde abordou sobre Ética na Logoterapia.
Durante o avento, uma galeria de fotos e um vídeo sobre Holocausto foi exibido aos acadêmicos, que estavam atentos e interessados a toda a programação da noite.
Uma exposição foi montada no hall do auditório com o objetivo de recordar, refletir e conscientizar as novas gerações do perigo da discriminação, da intolerância, do racismo e de outras formas de desrespeito contra o semelhante. O tema da exposição se referiu à barbárie cometida contra o povo judeu, mas se utiliza como símbolo contra toda forma de discriminação racial, política ou social.
Ao final do evento, um delicioso coffe-break foi oferecido aos acadêmicos.