O Curso de Farmácia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, comemora o sucesso da 6ª SEIFAR – Semana de Integração Farmacêutica, evento promovido com o objetivo integrar os estudantes e profissionais de Farmácia do Estado de Rondônia, fortalecer a classe farmacêutica e incentivar a troca de conhecimentos através de palestras proferidas por conferencistas renomados.
O evento, que se estendeu de 24 a 29 de abril, contou com a presença de renomados profissionais da área da saúde trazendo para os acadêmicos diversos assuntos da atualidade como: Farmacêutico no Mercado de Trabalho; Atuação do Farmacêutico na Nutrição Parenteral; entre outros.
Cursos, palestras, oficinas de cosméticos, feira de negócios, serviços de saúde, mostra científica, festa de integração e para encerrar a famosa gincana, fizeram parte da programação. A coordenadora acadêmica Rita Ramalho elogiou a organização do evento, que movimentou a faculdade durante cinco dias.
O diretor geral da FMCA, Dr. Aparício Carvalho, relata que a semana cumpriu satisfatoriamente o objetivo de desenvolver atividades técnicas e científicas, proporcionando integração entre os estudantes, professores e profissionais da área de Saúde, em especial do âmbito farmacêutico.
Para os acadêmicos, todas as atividades proporcionaram conhecimento e também a mais aquisição de informações acerca da profissão. A madrinha da turma do 9º período do Curso de Farmácia, Dra. Alcione Oliveira dos Santos, destacou que “em eventos desse tipo, é possível mais contato com os colegas de sala, com os alunos dos outros períodos e, principalmente, com os profissionais e palestrantes. Esse tipo de atividade traz o acadêmico para a realidade da profissão”, concluiu.
Segundo a professora Carina Godoy, coordenadora do Curso de Farmácia, “a SEIFAR 2017/1 novamente superou todas as expectativas, em quantidade de inscritos, na participação ativa dos alunos, professores e equipe organizadora. Tivemos ainda a participação incrível dos nossos mantenedores no evento, acompanhando a cada dia as atividades e interagindo com os participantes. Essa 6ª edição teve, além das palestras, minicursos, mostra científica, um agregado de outras exposições de arte em saúde que agregaram valor ao evento. E na gincana tivemos a presença e colaboração do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, também do Crossfit PVH que inovaram as provas esportivas do evento. Precisamos de muita energia para conseguir a interação de quase 500 pessoas envolvidas ao todo! Coordenar tudo isso, levando em conta que grande parte das atividades ocorre simultaneamente dentro do complexo FIMCA, é trabalhoso, porém infinitamente gratificante quando se vê o resultado. Em números, foram aproximadamente 1500 vagas para palestras e 500 vagas para minicursos, em áreas relacionadas à profissão farmacêutica visando ampliar o conhecimento de nossos alunos que em breve estarão no mercado de trabalho”.