logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Curso de Fonoaudiologia realiza evento em alusão ao mês de comemoração do Autismo

19/04/2017 às 10h59min

Nesta terça-feira (18), o Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA realizou um evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, comemorado dia 2 de abril. O encontro, que começou às 19h no auditório da instituição, buscou sensibilizar a todos sobre a inclusão e, para isso, contou com Silvia Regina Thomaz palestrante da noite onde abordou o tema “Metodologias utilizadas na AMA-RO (Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia) e Intervenção Multidisciplinar”.

A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" – TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

A noite também contou com a presença dos alunos da AMA-RO, onde puderam assistir a vídeos da associação, participar da palestra e se integrarem ao corpo acadêmico ali presente.

A Coordenadora do curso Daione Carvalho, ressalta com alegria um fato que podemos comemorar, “nunca se ouviu falar tanto na palavra autismo quanto nos últimos anos. Muita gente, claro, ainda não sabe do que realmente se trata, mas aos poucos estamos conseguindo desmistificar o assunto, e, com isso, de alguma forma também obtendo melhorias para a vida das pessoas com o espectro e de suas famílias”. 

 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas