logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

?Imunopatogênese do HIV? foi tema de Workshop em Imunovirologia do Curso de Farmácia

31/03/2017 às 13h18min

Na noite desta quinta-feira (30), os acadêmicos do Curso de Farmácia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA assistiram à palestra sobre Imunopatogênese do HIV ministrada no auditório da instituição pela Dra. Mariana Vasconcelos professora e Infectologista.

A infectologista Dra. Mariana abordou diversos assuntos relacionados ao tema, Síndrome Retroviral Aguda, Recuperação+Soroconversão, Infecção Assintomática/Latência, Infecção Sintómatica/AIDS, Óbito por Doença Oportunista, entre outros. Explicou que a infecção pelo HIV-1 cursa com amplo espectro de apresentações clínicas, desde a fase aguda (que pode ser assintomática, oligossintomática ou se manifestar como síndrome retroviral aguda), até a fase avançada da doença, com as manifestações definidoras da síndrome da imunodeficiência (AIDS). Em indivíduos não tratados, estima-se em dez anos o tempo médio entre o contágio e o aparecimento da doença.

Dra. Mariana enfatizou que a infecção aguda pelo HIV ou Síndrome Retroviral Aguda é caracterizada por uma doença transitória sintomática, que ocorre logo após a exposição ao HIV, está associada à intensa replicação viral e a uma resposta imunológica específica.

Na oportunidade Dra. Mariana também falou da satisfação em realizar a palestra com um tema que ainda existem muitos tabus. “Estou feliz em estar aqui hoje, principalmente pela interação com outro curso que é Farmácia, pois sou professora na instituição do curso de Medicina, na disciplina de doenças tropicais. Falar desse tema mesmo com toda divulgação que já existe, mesmo assim muitos ainda não conhecem e essa falta de conhecimento leva ao preconceito e é isso que a gente tenta combater principalmente com os profissionais da saúde, porque esse preconceito tem que começar a ser combatido primeiro por nós para que a gente possa levar a população, é muito bom poder passar um pouco dessa ideologia que é o combate ao preconceito do HIV ao paciente com AIDS e a população que muitas vezes são vulneráveis a esse tipo de doença”.

A professora do curso Alcione de Oliveira fala da importância de abordar esse assunto. “O nosso objetivo é abordar de forma interdisciplinar esse assunto uma vez que imunopatogênese se trata justamente dos mecanismos de defesa que o nosso organismo possui frente ao contato com o vírus do HIV, um assunto muito interessante onde aborda tanto a área de imunologia, como de virologia e de farmacologia”.

A acadêmica Débora Lopes ressalta que a palestra vem para somar o que já foi tratado de outra forma em sala de aula. “É um tema atual, onde quem ministra trabalha na área, então nós temos essa aproximação com a realidade do profissional da saúde, como que o profissional da saúde vai encarar essas doenças virais na prática, nós como farmacêuticos poderemos atuar de diversas formas, e os palestrantes nos trazem essas perspectivas”.

Ao final da palestra os acadêmicos foram agraciados com um delicioso coffe break, onde puderam trocar ideias sobre o tema abordado com os colegas de curso.  

 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas