As Inscrições para a palestra foram muitas, os acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Nutrição e Gastronomia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA assistiram na noite de quarta-feira (29) a palestra com Professor da FIMCA e Médico Veterinário Eduardo Borges sobre “Inspeção de Alimentos, Técnicas Bromatológicas, Fraudes e Rejeições”.
A palestra teve como objetivo trazer mais conhecimento científico sobre as áreas de produção, análise e inspeção de alimentos. Sabemos que a cadeia produtiva dentro de nosso país é forte, desde o campo até a mesa do consumidor. O intuito é fortalecer ainda mais essa cadeia para os alunos, que possam atuar com conhecimento e acima de tudo ética.
O Professor Eduardo Borges iniciou a palestra falando dos diversos campos que atuam os médicos veterinários, um deles é a função de fiscalização dando ênfase a higienização e a sanidade de produtos de origem animal. Assim evitando a propagação de doenças que poderão impor restrições ao comércio de animais e derivados de origem causando danos a saúde pública.
O Acadêmico de Medicina Veterinária Érico Landim ressaltou a importância da palestra, tendo em vista a operação carne fraca em destaque na mídia. “Nós acadêmicos de Medicina Veterinária temos que ter o maior conhecimento possível nessa área e com essa operação carne fraca vem para reforçar ainda mais esse aprendizado, principalmente a questão da fiscalização dos produtos industrializados. Muitas vezes temos o conhecimento só na teoria, e quando nos deparamos com esse tipo de operação que está ai sendo disseminada no país, nós vemos a importância da inspeção das carnes. Temos que ficar atentos, é o Médico Veterinário que tem o papel de fiscalizar e denunciar no caso de irregularidades, como foi visto no caso da carne fraca, o médico fez a denúncia, mostrando ética em primeiro lugar”.
“Prezamos pela postura, respeito e, acima de tudo, pela atitude em fazer o que é correto. Esse é o profissional que o nosso Brasil precisa! Esse é o exemplo que precisamos dar nas situações mais simples do nosso cotidiano até às situações mais complexas que podem nos exigir firmeza e responsabilidade”, falou Liana Vilela, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária.