Na noite desta terça-feira (28), os acadêmicos do Curso de Biomedicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA participaram de uma palestra com a Dra. Thais Busanello, onde o tema central foi à atuação do Biomédico no Diagnóstico por Imagem ou Imagiologia, onde o profissional atua na área de raio-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética.
Durante a palestra, Thais falou que a biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: possui 33 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de análises clínicas – que concentram cerca de 90% dos profissionais formados.
Destacou outras áreas de atuação como: bancos de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde ele faz análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; indústrias, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes; DNA, na qual realiza exames laboratoriais envolvendo DNA e assume a responsabilidade técnica dos laudos.
Segundo Thais Busanello, biomédica, a maioria dos profissionais recém-formados geralmente consegue se encaixar com certa facilidade no mercado de trabalho porque há um leque muito grande de áreas de atuação. Ela admite, no entanto, que o mercado está bastante competitivo.
Sirley Farias trabalha no Hospital de Base e já conhece o assunto que foi ministrado. Ela comenta a importância. “Minha experiência na área é tudo para mim, apesar de ser só três anos, mas graças a Deus eu tenho muita força de vontade e aprendi muito rápido, hoje lá no HB além dos exames convencionais eu também faço os exames de contraste que são exames mais complexos, eu particularmente sou apaixonada pela área de imagem, porque é pela imagem que o médico dará um diagnóstico preciso para a patologia”.
Durante a palestra, Thaís Busanello destacou a infra-estrutura que a FIMCA oferece aos acadêmicos. "Vocês têm uma grande oportunidade de adquirir a formação necessária para serem profissionais qualificados para atuarem com destaque no competitivo mercado de trabalho que os aguarda", finalizou.
A noite também contou com a abertura oficial da atlética Exterminadora.