A ação dos estudantes foi registrada pela TV Porto Velho para que eles pudessem levar o tema com mais atenção aos demais alunos. Eles abordaram sobre os principais riscos que um paciente corre caso não tenha uma atenção necessária quando está no leito do hospital.
As quedas são eventos que podem causar lesões em pacientes hospitalizados. Sua incidência no ambiente hospitalar varia conforme o tipo de paciente atendido. Idosos, pessoas com distúrbios de marcha ou equilíbrio, rebaixamento do nível de consciência e também em uso de determinados medicamentos estão mais propensos a quedas. Nesse caso, a encenação ocorreu com uma criança.
Larissa Cristina acadêmica de Enfermagem, explica porque decidiram apresentar o trabalho para a turma em forma de teatro e a escolha de uma criança. “Escolhemos apresentar dessa forma, pois seria algo diferente e não ficaria monótono, nosso intuito foi fazer algo dinâmico para que os nossos colegas pudessem absorver mais o que queríamos passar. Escolhemos uma criança, pois os maiores índices de quedas dentro da unidade hospitalar são entre crianças e idosos. Foi um trabalho que gostamos muito de fazer, foi inovador essa forma que usamos para apresentar e com certeza atingimos nosso proposito que foi aprender e passar isso para nossos colegas”.
De modo geral, a hospitalização aumenta o risco de queda, pois os pacientes se encontram em ambientes que não lhes são familiares, muitas vezes são portadores de doenças que predispõem à queda (demência e osteoporose) e muitos dos procedimentos terapêuticos, como as múltiplas prescrições de medicamentos, podem aumentar esse risco.
Estudos indicam que a taxa de queda de pacientes em hospitais de países desenvolvidos variou entre 3 a 5 quedas por 1.000 pacientes-dia. Segundo os autores, as quedas não se distribuem uniformemente nos hospitais, sendo mais frequentes nas unidades com concentração de pacientes idosos, na neurologia e na reabilitação.
Como medida de segurança, as instituições de saúde devem identificar o risco de queda dos seus pacientes e agir preventivamente, evitando esse tipo de evento e eventuais lesões causadas por ele.