logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

INTEGRAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS, VEJA COMO FOI A SEMANA PEDAGÓGICA

06/02/2017 às 13h06min

As Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade METROPOLITANA encerraram nesta sexta-feira (03), as atividades da Semana Pedagógica – que teve como Tema “Construindo Parâmetros com foco no resultado”, com o objetivo de integrar, trocar experiências e compartilhar informações da organização didático-pedagógicas da Instituição.

A abertura oficial do evento contou com a presença da Dra. Maria Sílvia, Diretora Geral da Faculdade Metropolitana e Vice-Diretora da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho de Moraes – Diretor Geral, Professora Rita Ramalho – Coordenadora Acadêmica, Professora Catarina Augusta Vaquer Araújo –  Coordenadora Pedagógica e de todos os coordenadores e professores dos diversos cursos de graduação. Em um segundo momento foi realizado uma palestra ministrada pela Coordenadora Acadêmica Rita Ramalho com o tema “Penso logo existo, logo desisto ou logo insisto” e uma atividade em grupo.

A Semana Pedagógica teve duração de 05 (cinco) dias com duas turmas nos períodos da tarde e noite, sendo das 14 às 17 e noite, das 19 às 22h.

No ultimo dia sexta-feira (03), foi realizado a Oficina “Avaliação e elaboração de questões”, com o objetivo de fortalecer o ‘agir docente’ na importância da avaliação como indicador da ação do ensino, esclarecer dúvidas quanto aos tipos de questões, capacitar os docentes na elaboração de itens/questões para melhoria do processo de ensino aprendizagem e avaliação.

A Coordenadora do Curso de Biologia, Lorena Candice, comentou como é importante participar da Semana Pedagógica para que esse processo seja aplicado de forma correta.  “A Semana Pedagógica foi um momento de refletir sobre as práticas docentes, especialmente voltados para metodologias cientificas, para o TCC e também para a elaboração de questões, isso faz com que nós tenhamos uma nova visão e com certeza vai melhorar a qualidade dos trabalhos acadêmicos que serão apresentados no final do curso. Com relação a elaboração de questões, isso foi trazido para nós e foi um método novo, alguns professores não conheciam, então foi muito importante pra gente aprender, uma nova técnica que iremos estar aplicando com os alunos e aprimorando a nossa atividade docente, com certeza isso vai trazer para o aluno questões mais bem elaboradas e ele estará mais preparado quando for fazer outros tipos de prova, não só as da FIMCA e Metropolitana, mas também provas de concurso, ENADE e com certeza vai estar mais capacitado para o mercado de trabalho”.

Catarina Augusta, Coordenadora do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), fala do sucesso das atividades com os docentes. “Com certeza foi 100%, nós trabalhamos dois temas, que são fundamentais para a melhoria do processo de ensino e aprendizado, na abertura tivemos uma palestra maravilhosa com a coordenadora acadêmica, que fortaleceu bastante o caminho para os dois temas tratados. Foi tudo dentro do que nós esperávamos, foi muito boa a participação e o aproveitamento de todos os envolvidos. Eles mesmos se surpreenderam, e agora sabemos que a melhor forma de reconhecer o nosso próprio docente é dando a ele a oportunidade de estar à frente de ações como essa”.

 

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas