Por meio de convênio assinado com MPF/RO, Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Metropolitana realizaram neste domingo (29), o exame de proficiência para selecionar exclusivamente indígenas.
Os candidatos disputaram 24 bolsas integrais em 12 cursos de graduação. A Fimca vai oferecer 9 bolsas integrais, sendo uma para cada um dos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Serviço Social, Turismo e Zootecnia. Já a faculdade Metropolitana disponibilizará 15 bolsas, sendo cinco em cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Letras e Pedagogia.
O vestibulando Leandro Karitiana, fala do sonho em ser Agrônomo. “Desde que eu comecei a estudar eu tenho o sonho de fazer Agronomia, com isso levar meu conhecimento e ajudar o meu povo, minha comunidade indígena, pois a comunidade precisa dessa atenção nessa área, ajudando assim na agricultura, e esse convênio é uma oportunidade para nós indígenas, isso vai melhorar muito a nossa qualidade de vida, nós precisamos desse apoio, estudei bastante, estou confiante e hoje é o começo de uma nova história na minha vida”.
Convênio
A oferta de bolsas integrais a indígenas pelas faculdades Fimca e Metropolitana é resultado de um convênio das instituições de ensino e o Ministério Público Federal (MPF/RO), assinado em outubro do ano passado.
Em reunião realizada recentemente com o procurador da República Daniel Lobo ressaltou a importância de se ofertar cursos de ensino superior aos indígenas, pois são comunidades crescentes e precisam exercer seus direitos fundamentais sem deixar de preservar a cultura.