Aconteceu nas noites dos dias 16 e 17/11, a 8º Mostra de Criatividade Empresarial das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e Faculdade Metropolitana. O evento que tem como propósito multiplicar conhecimentos acadêmicos no ramo empresarial e estimular a criatividade. Os stands com os trabalhos aconteceram na Vila Olímpica da faculdade.
Na noite da quarta-feira, 16, houve a abertura oficial do evento, em seguida uma palestra voltada a temática com o professor Francisco Tavares de Melo. Em continuidade foi aberta uma discussão de ideias e questionamentos sobre a gestão empresarial, no conceito de busca para novas formas de trabalhos.
Já na noite da quinta-feira, 17, foi realizada a exposição dos trabalhos realizados por mais de 200 acadêmicos de vários cursos oferecidos pela instituição. Sendo que a maioria dos envolvidos são os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Educação Física, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Psicologia e Nutrição. Ao todo foram 26 projetos apresentados para um público superior a 600 pessoas.
Um dos projetos apresentados foi da turma de Pedagogia que em seu projeto audacioso intitulado “Espaço acolher” tem como objetivo cuidar de filhos de acadêmicos da FIMCA durante o momento em que os pais estão em sala de aula.
“É grande a preocupação dos pais quando estão buscando o ensino superior, principalmente no horário noturno, pois nem sempre tem com quem deixar os pequenos, então nosso projeto vem de encontro com esse anseio, pois além de ajudar os pais que estão cursando faculdade, também os acadêmicos de pedagogia podem vivenciar a atividade educacional em uma forma de estágio”, observou à acadêmica Michelli Patrícia Levandovsk, que cursa 8º período de pedagogia.
O projeto ainda visa à criação de uma escola para aplicação acadêmica voltada a atividade social, tendo desenvolvimentos educacionais por meios pedagógicos, e com relações interdisciplinares com outros cursos da instituição, como Fisioterapia, Educação física, Nutrição, odontologia.
Acadêmicos de cada curso podem estar assistindo as crianças com trabalhos sociais em suas áreas de atuação, com palestras educativas, atividades educacionais em saúde e prevenção, atividades desportivas, reforço escolar, tudo para melhorar a vida das crianças atendidas pelo Espaço acolher.
Outro projeto de bastante visibilidade foi dos acadêmicos do 2º período de Administração, que desenvolveram seus trabalhos voltados à capitação de óleo de cozinha usado, que em sua grande maioria é descartado de forma irregular, provocando graves problemas ambientais.
Pensado no coletivo, os universitários apresentaram o projeto “PVH recicla óleo LTDA” que tem como proposta a coleta do óleo de cozinha e dar novas utilidades para o mesmo, como por exemplo, a produção de Biodiesel, detergentes, aditivo para ração animal entre outras finalidades.
Os mentores do projeto pensam em instalar pontos de coletas, denominados “Ecopontos” onde a população poderá deixar o óleo já acondicionado em garrafas pet’s para coleta. Após ser recolhido o óleo seria estocado em tanques, onde será filtrado. Após ser acondicionada uma grande quantidade do material, uma empresa especializada nesse tipo de resíduo faria a coleta e levaria para as grandes indústrias para ser processado e se tornar novo produto.
“A grande dificuldade hoje do projeto é o capital para a coleta e filtragem do óleo, pois é necessária formas ambientais corretas para manuseio do óleo, além de um espaço adequado para ser feita a estocagem, todo esse investimento fica na ordem de R$ 250 mil” revelou Enderson de Souza, um dos mentores do projeto.
Toda a organização do evento foi realizada pelos próprios universitários com a supervisão do corpo docente da faculdade. “O bom que a FIMCA nos dá essa abertura para que o aluno possa estar colocando em prática seus conhecimentos fora de sala de aula, o que nos tem somado e muito para nosso desenvolvimento profissional” destacou Isaac Paulo Rodrigues, aluno e um dos organizadores do evento.
O coordenador do curso de Administração, o professor Edney Costa Souza, enfatizou a importância da prática acadêmica fora das salas de aulas, pois a vivência das experiências vem somente a somar para formação profissional do aluno. Outro ponto salientado pelo docente é integração dos universitários de diferentes cursos para o desenvolvimento criativo de seus projetos.
Cada projeto ou empresa formulada pelos alunos foi avaliado por um grupo de professores e convidados que julgaram cada requisito, como uma ideia inovadora, viabilidade em seu desenvolvimento empresarial e criatividade.
Os três projetos mais bem colocados foram: “Os visionários captação de negócios”, “Torta da ex” e “Projeto espaço acolher” da turma de pedagogia. O “PVH recicla óleo LTDA” ficou em 16º colocado.
Para viabilização do evento foi firmado parcerias com empresas que apoiam a educação como: Sebrae/RO, Saga Hyndai, TV Porto Velho, Souza Motos, Arabela Sapatilhas, Auto Leste Veículos, The Best Mens Wear, Mister Lory Locações e eventos, Oi telefonia e Academia Ray Quintino dança de salão.
Confira a galeria de fotos